Qual o melhor, ouro ou prata? Você alguma vez na vida, já deve ter feito esse questionamento na hora de escolher o tipo de metal de joia.

Essa dúvida acontece com mais frequência do que você imagina, entre quem ama apostar na joias para compor diferentes looks. Além de cada um desses metais possuírem cores bastante diferenciadas, podem combinar com diferentes tipos de características pessoais. Portanto, é importante entender e conhecer cada um desse dois metais, para assim saber qual dos dois vale mais apena investir.

O mais branco de todos os metais

A prata foi descoberta na pré-história e dentre os outros metais a prata é o que mais conduz eletricidade. Foi inclusive isso que a levou a possuir grande importância fundamental ao decorrer da Segunda Guerra Mundial. Nesse tempo, surgiu a necessidade de direcionar o metal para usos industriais, como plantas de alumínio de aviões e até mesmo interruptores. O outro importante e significante uso foi na composição de moedas, no qual a prata substituiu o níquel.

Atualmente, o metal mais branco de todos se torna cada vez mais influente, embora seja inferior ao ouro em seu valor. É possível encontrá-lo nas joias mais belas. Muita gente não consegue enxergar a prata como metal nobre, sobretudo por seu custo bem mais baixo. Porém, a prata possui sim seu valor!

O metal mais valioso

Embora a prata tenha de fato seu valor e produz bastante elegância para o cotidiano, o ouro continua sendo o metal mais valioso do mundo todo e principalmente para as joalherias, logo o metal que mais vale a pena investir é sem dúvidas o ouro!

Seu mercado, não e privado à confecção nesse sentido, mas também transita pelo investimento nas bolsas, compras e vendas, entre outros, e um dos meio mais seguros e fáceis de realizar esse tipo de procedimento é através da OuroCâmbio.

No ramos das joias, também é possível perceber algumas diferenças da prata. Contudo, assim como ela, o ouro possui teores e capacidade de maleabilidade. O ouro 24k corresponde a 1000, ou seja, está em seu estado de pureza extrema, o que torna sua confecção em joias bastante complicada. No Brasil, o ouro 18 k é um dos mais procurados e encontrados para vendas.

  • 24 quilates – ouro puro (99%);
  • 18 quilates – 75% ouro e 25% outros metais;
  • 16 quilates – 66,6% ouro;
  • 14 quilates – 58,3 ouro;
  • 12 quilates – 50% ouro.

Dessa forma, apesar da diferença de valor existentes entre ambos o metais, o custo para a fabricação dessas peças é totalmente iguais. Ou seja, a mão de obra costuma ser idênticas, seja a peça feita de ouro ou de prata.

Conclusão

Com isso, podemos concluir que o ouro é de fato o melhor metal para realizar investimento em joias, agora sim você poderá ficar tranquilo (a), quanto a qual tipo de joia investir, pois, já sabendo que o ouro é de fato o melhor entre ambos, a realização de sua compra ficará com certeza bem mais assertiva. E caso precise realizar investimentos e compras de ouro, nada melhor do que poder contar com a OuroCâmbio!