O beneficiamento do ouro pode ser simples, com a adequação granulométrica em comparação às demais etapas, ou ser mais complexo, envolvendo desde a preparação até estágios de construção.

O alto valor agregado do minério de ouro e suas peculiaridades acarretam grande alterações em seu beneficiamento. O minério na forma metálica é conhecido por sua densidade e maleabilidade elevadas, uma das características marcantes de seu processo de beneficiamento.

O desafio maior nas etapa desse beneficiamento é manter as partículas livres preservadas e, de forma prioritária, recuperar o ouro contido no minério, além de eliminar as impurezas.

Vamos observar a seguir em detalhes como é realizado o beneficiamento do ouro e as consequências de cada etapa.

Prospecção e mineração do ouro

Há um tempo os mineradores se viam em uma situação de precisar contar com a sorte para conseguir avistar um brilho amarelo em um córrego ou em uma fenda entre as rochas. Mas, nos dias de hoje a busca é mais sistemática e precisa do que nunca.

Em primeiro lugar, os geólogos sabem bem que o metal está presente em quase todas as rochas e solo, mas os grãos são tão pequenos que quase são invisíveis. Apenas em determinadas áreas o ouro é concentrado o suficiente para ser extraído de forma rentável.

Esses tipo de depósitos, contêm ouro puro, mas, na maioria das circunstâncias o ouro está combinado com a prata ou outro metal. Após encontrar indícios de ouro, perfura-se o solo para obter amostras e conseguir analisar o conteúdo. Se houver ouro o suficiente naquele depósito, a empresa de mineração poderá dar inicio a uma operação em grande escala.

A forma como ocorrerá o processo de extração do ouro dependerá bastante do formato que se encontra os depósitos. Se a rocha estiver localizada na superfície da Terra, a mineradora irá buscar usar técnicas a céu aberto. Caso o depósito esteja localizado na profundidade, entrará em vigor a mineração subterrânea para usar suas técnicas apropriadas.

Após a extração do ouro realizada, entra em vigor um complexo processo de beneficiamento do ouro, que será descrito a seguir, acompanhe.

Beneficiamento do ouro

A primeira etapa do beneficiamento, é a preparação do ouro, ela poderá ocorrer em dispositivos de concentração prévia, ou na extração hidrometalúrgica. E para concluir esse primeiro estágio, é utilizado a britagem, o peneiramento, a moagem e a classificação.

Britagem

Esse processo pretende diminuir o minério em pequenos pedaços. A britagem divide-se em primária, realizada por britadores de mandíbulas de dois eixos ou de impacto, a secundária é através de britagem cônica e na última, com britadores mais curtos e fechados, conhecida como britagem terciária ou short Head.

Peneiramento

Após a britagem, é preciso separar os grandes pedaços dos pequenos pedaços. Os de tamanhos aceitáveis passam para a próxima fase, já os maiores são reinseridos nos processo de britagem para quebrá-los. Esse tipo de procedimento é chamado de peneiramento e ocorre devido à vibração do equipamento.

Moagem

São usados nesse processo, moinhos de carga cadente, também conhecidos como moinhos de bolas. A moagem pode ser realizada tanto em ambiente quente, seco ou úmido, porém, o material deve ser colocado na cubra de Neoprene. O produto é misturado em pó fino por muitas horas, quanto maior a duração desta mistura, mais fino será o minério final.

Classificação

Este é o último estágio da preparação do ouro, que pretende separar as partículas grosseiras das finas. Esse tipo de processo acontece para selecionar as partículas com liberação elevada para seguir ao processo de concentração, ou descartar as partículas muito finas, operação chamada de deslamagem.

O processo do beneficiamento do ouro, é um processo longo e bastante minucioso.

Onde encontrar ouro

O ouro é um metal bastante buscado, isso porquê é um metal raríssimo, precioso e um excelente beneficio e seguro para empresas e investidores. Pois, o ouro para as empresas e investidores, servem como uma fonte de seguro contra instabilidades no mercado financeiro.

Portanto, observando bem sobre o beneficiamento do ouro e o quão precioso e raríssimo é esse metal, muitos decidem realizar a compra do ouro. Logo, se você está interessado na compra de ouro, aqui vai uma dica, a OuroCambio, além de ser uma empresa segura, experiente no mercado e avaliativa, realiza compras e vendas de ouro de diversas formas. Acesse o site para mais informações.

Conclusão

Após o beneficiamento do ouro, o resultado é destinado ao refinamento e a produção dos itens finais que serão destinados a comercialização de joias, acessórios, compras, vendas e investimentos.

Assim ocorre o beneficiamento do ouro, de forma bastante minuciosa, cuidadosa e complexa. Portanto se você esclareceu todas suas dúvidas quanto a esse assunto, não se esqueça de verificar atenciosamente nossa dica de compra de ouro acima.