É muito importante buscar entender como escolher sua aliança de casamento, antes do tão sonhado dia. Pois sabemos bem que a escolha das alianças de casamento, é sem dúvida, um dos momentos únicos e cheio de emoções, não é mesmo?

Além de ser um grande símbolo de amor, as alianças fazem parte de um momento único na celebração e na vida de uma casal que será para toda a vida. Por isso é muito importante que você faça a escolha certa e ideal na hora de comprar as alianças. Foi pensando nisso, que decidimos escrever este manual rápido para ajudar você na hora desta escolha.

Como surgiram as alianças?

Antes de entrar no assunto de fato, você sabe qual a origem das alianças? Como esse símbolo do amor de duas pessoas apareceu na história?

Bom… Ainda não se sabe ao certo se a aliança surgiu entre os gregos, romanos ou entre os hindus. Mas os egípcios acreditavam que, no dedo anelar da mão esquerda, passava uma veia ligada diretamente ao coração, por isso a razão de a aliança ser usada exatamente neste dedo.

Saiba quando começar a pesquisar

A realização de um casamento em si, já é cheia de planejamentos. Na hora da escolha das alianças, não é diferente. Antes de comprá-la, é muito importante que você realize uma pesquisa completa de valores, melhores joalherias, qualidade e durabilidade. Realize as pesquisas de 4 a 5 meses antes de seu casamento, principalmente se optarem por modelos de alianças personalizadas como modelos feitos sob medida com uma gravação da data de casamento ou outra data especial do casal e nomes; pois para realizar estes tipos de gravações pode demorar até um mês. 

Porém, caso você não faça questão de modelos personalizados, é necessário pelo menos dois meses para realizar uma pesquisa completa do tipo e valor das alianças. 

Uma ótima dica para você é que, além de escolher um modelo bonito que goste, procure um modelo também confortável e durável. 

Busque entender o orçamento

O orçamento e planejamento são sempre os pontos certos de partida em todas as decisões do casamento. O orçamento estará diretamente ligado com o tipo de material escolhido de aliança, um fator que determinará se o valor das alianças será mais caro ou mais barato. Por isso a importância de pesquisar e determinar o valor exato antes. Ao incluir alguns materiais mais ou menos valiosos, o preço das alianças irá variar; dependerá dos minerais que irão decorar toda a sua aliança, como por exemplo, diamantes, que são tão presentes em muitas alianças e anéis de noivado. É necessário levar em conta também, o design do anel, pois há diferentes formas, acabamentos e estilos com valores distintos.

Defina materiais e medidas

O tipo de material é a base de toda aliança e, a partir dele, o seu produto será desenvolvido. O mais utilizado pela maioria dos casais é o ouro, seja amarelo, branco ou até rosa de 14,18 ou 24 quilates, dependendo sempre do orçamento de cada um. Contudo, é importante saber que a pureza do ouro nem sempre é uma ótima vantagem, pois na verdade, quanto maior for o quilate que a peça tiver, mais puro ele será e como consequência, ele terá mais chances de ficar com arranhões e deformações. 

Já para os casais que não curtem muito o ouro, ou para os casais que não podem fazer um investimento desse tipo, a prata, a platina e o titânio são os outros tipos de opções bastante usadas também, e com excelentes acabamentos, saindo bem mais em conta.  

Todos esses tipos de materiais possuem pesos e resistências diferenciados, sendo a platina mais dourada e mais pesada. Atualmente, existem outros tipos de alianças com materiais mais inovadores como aço ou cerâmica que foram lançadas no mercado. Esses tipos de opções de alianças se ajustam mais a outros orçamentos e não perdem em nenhum momento a beleza e o estilo. 

Em relação à medida, é extremamente importante, por que deve caber de forma perfeita e que fique confortável no dedo, pois se for muito apertada, além do desconforto, fica feio ao ponto estético; da mesma forma que não pode ficar muito solto a ponto de ficar descendo e até sair do dedo. Uma ótima forma de você descobrir se o anel encaixa perfeitamente, é senti-lo girar e seu dedo, sem que esteja apertando.  

Como medir corretamente?

1. Medidor de anel

O medidor de anel é normalmente encontrado em joalherias, porém você também não encontrará dificuldades em comprá-los em lojas virtuais e até no Mercado Livre

Para realizar a medição de sua aliança de casamento, basta posicionar o anel no medidor e conferir qual número indicado no local onde o anel parou. Este tipo de medição é um dos métodos mais precisos e rápidos, sua chance de erro é baixíssima. 

2. Aneleira

Para este método, você precisará somente da mão da pessoa a utilizar e a própria aneleira. Esta ferramenta é facilmente encontrada em lojas de joalheria também. Você pode fazer a pessoa provar os aros sem que haja algum tipo de desconfiança de absolutamente nada. Uma observação em relação às aneleiras é que o aro deve ficar justo no dedo, pois o peso dos outros aros, podem ocasionar uma grande influência sobre a medida. 

3. Paquímetro 

Este método é o mais preciso para a medição da aliança. Com um anel em mãos, utilize o paquímetro para medir o diâmetro do interior do aro. Então na hora de adquirir sua aliança, basta informar a numeração dada no paquímetro.

4. Marcação no dedo

Para este método você precisará de um anel que seja utilizado no dedo anelar. Após colocar no seu dedo mínimo, faça uma marcação com caneta em que altura ele parou em seu dedo. Com isso, basta ir em uma joalheria mostrar onde parou e assim verificar qual a numeração que se encaixa melhor no dedo marcado. E assim escolher sua aliança de casamento.

5. Cordão ou barbante

Neste, você precisará de um cordão ou pode ser até um barbante, e uma régua. Passe o fio em torno da junto do dedo e faça a marcação da medida da circunferência do dedo. Corte a linha onde você realizou a marcação da medida. Após, estenda a linha e meça ela em uma régua.

6. Impressão de aros

Neste método de medição, basta você imprimir um diagrama com boa resolução e testar em qual tamanho o aro se encaixa melhor.

Sinta as alianças 

Só olhar não é suficiente, para saber se a escolha foi certa, será necessário que você as sinta em seus dedos, por isso experimente cada modelo de aliança que mais te agrada, e leve em conta também além de beleza e qualidade, o conforto. Pois a aliança de casamento, como mencionamos acima, é algo a se levar por toda a vida. 

Saiba os tipos de alianças

Como já falamos antes, é muito importante ter atenção na hora da escolha das alianças. Por isso, para ajudar você, mostraremos os tipos de alianças:

  • Se você prioriza conforto, uma ótima escolha são as alianças anatômicas, pois elas possuem um diâmetro arredondado, o que evita que aperte o dedo e cause desconfortos. 
  • Outro tipo que você pode optar, são as alianças mais polidas ou escovadas, porém, a única diferença é que as polidas são mais brilhosas e lisas. Caso você opte por uma dessas opções de alianças, você poderá mudá-la ao longo dos anos, de polida para a escovada e vice-versa.
  • Existem três tipos de ouro: amarelo, branco e vermelho. Descubra e escolha o que mais irá te agradar ou faça uma mesclagem de dois ou até três tipos. 
  • As alianças de ouro e platina são bem mais duráveis. Mas as de platinas são bem mais caras, por tratar-se de um tipo de metal mais denso. 
  • Em relação às alianças de ouro, existe uma variação. Pois as alianças de 18 quilates possuem 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas (prata e cobre). As de 24 quilates possuem uma maior pureza, contudo, por serem maleáveis, oferecem pouquíssima resistência e já as de 14 quilates possuem a menor pureza de ouro. 

Curiosidade importante: Fique atento pois, ao realizar a compra de uma joia é necessário verificar o quilate da peça, pois o maior padrão brasileiro é o ouro 18k, já no exterior é possível encontrar peças em 19,2k e 22k. 

Se o vendedor chegar a falar que o teor mais puro está acima de 18k no Brasil, saiba que ele pode estar lhe enganando. Por isso procure por lojas que produzem joias de qualidade e segurança. Como por exemplo a Ouro Câmbio que trabalha com produtos de ouro e entendem tudo sobre os produtos realizados com ele, além de praticar os melhores preços no mercado. E o melhor, com pontos de contato acessíveis –  site, telefone e lojas – além de oferecer segurança até nas entregas. 

Este foi o Manual rápido para ajudar você na hora de escolher sua aliança para este momento tão único e especial! Lembre-se: nesses momentos tão importantes é necessário procurar entender tudo e buscar por lojas que realmente irão fornecer produtos de qualidade, pois uma aliança é algo a se eternizar.