Saber como limpar sua joia sem causar danos a ela, contribuirá para uma joia mais brilhante, linda e sem dúvidas bem mais duráveis. Talvez você esteja se perguntando, “afinal, como limpar minha joia de ouro de uma forma que não a danifique? Aliás, é necessário limpar? O ouro não é eterno?” é isso que vamos responder nesse texto.

O ouro é sem dúvidas um metal nobre e não possui prazo de validade. Mesmo assim, por tratar-se de um metal, também é necessário tomar alguns cuidados para não tirar o brilho e a beleza da sua peça. Tomando todo o cuidado possível, permitirá que sua jóia permaneça sempre nova, limpa e brilhante. 

Porém esteja sempre atento quanto à limpeza, pois é necessário ter muito cuidado na hora de executá-la, afinal você não quer danificar sua jóia, não é mesmo? 

Portanto, para saber como realizar este procedimento de forma segura, prossiga com a leitura, que mostraremos em detalhes como. 

Tipos de ouro: Branco, Rosé e Amarelo

Você sabia que existem diferentes tonalidades de ouro?

Por muito tempo o ouro amarelo tornou-se o queridinho e bastante usado pelas mulheres. Mas atualmente é possível encontrar joias de ouro branco e rosé, que são bem modernas e diferenciadas. 

Para a cor do ouro ficar amarelo, a joia receberá na sua composição o cobre e a prata. Para o rosé, o cobre é o material que determina essa coloração mais rosada. Já o ouro branco, seu valor passa a ser bem mais caro do que o amarelo, pois além do ouro, há prata, níquel e paládio presentes em sua composição, e algumas das peças ganham um banho de ródio para potencializar ainda mais o brilho. 

Nesses casos, antes de realizar a compra de suas jóias de ouro, busque saber o que está presente na composição delas ou busque empresas especializadas em ouro, que esteja trabalhando nessa área e com lojas relacionadas, como é o caso do Ouro Câmbio, por exemplo. Assim fica mais fácil de saber o que pode ser usado ou não e com o que limpar ouro branco, amarelo ou rosé. 

Qual a forma correta de limpar sua joia de ouro?

Antes de tudo, é bom lembrar que a forma mais segura de limpar esse tipo de jóia é procurando os serviços de um joalheiro. Pois afinal, esse tipo de profissional entende e sabe tudo sobre o que é necessário para fazer a limpeza sem danificar a joia. Ou seja, não haverá erros!

Porém, se você gostaria de fazer isso por conta própria, há diversas formas de cuidar e limpar joias de ouro em casa, com segurança e agilidade. 

Para isso, é importante conhecer bem a jóia e sua composição, afinal de contas, há peças bem mais frágeis que podem ser amassadas ao serem esfregadas, como por exemplo, correntes ocas e os brincos ocos. 

Como limpar jóias de ouro branco em casa?

Se sua joia de ouro branco estiver bastante suja, você poderá seguir essa receita de limpá-la com o uso apenas de detergentes e bicarbonato de sódio, ambos diluídos na água para não serem abrasivos demais.

  1. Deixe a joia descansando numa mistura de 1l de água morna com detergente por aproximadamente 15 min;
  2. Prepare uma pasta com duas colheres de água morna e uma colher de bicarbonato de sódio;
  3. Retire sua peça da água e com a ajuda de um pano seco, esfregue-a;
  4. Neste momento, mantenha cuidado para não danificá-la e pronto! Sua joia ficará impecável e novinha novamente. 

Limpeza de jóias de ouro em casa

As de jóias de ouro são bastante simples, você precisará somente dos seguintes itens:

  • Recipiente pequeno;
  • Pano macio e seco;
  • Água morna;
  • Escova de dente bem macia.

Para limpar sua joia:

  1. Insira a água no recipiente;
  2. Adicione algumas gotas de detergente e faça a misturas;
  3. Deixe sua peça repousar durante 10 min na solução;
  4. Após, retire a peça e faça a limpeza com ajuda de uma escova
  5. Prontinho! Agora é somente secá-la com a ajuda de um pano macio e seco. 

Depois dessas etapas, sua joia estará com um aspecto muito mais bonito e com um brilho todo recuperado. 

Limpeza de cada tipo de jóia

É muito importante destacar que o tipo de jóia pode influenciar bastante na limpeza e o resultado que ficará sua peça. Por exemplo, o processo de limpeza de cada peça, como anel e corrente, são diferentes um do outro. Portanto, para não ocorrer erro, confira a seguir como limpar as principais joias:

Corrente de ouro

Use detergente neutro e misture em água com gás – pois o gás ajudará a remover manchas difíceis – e deixe sua peça de molho de cinco a dez minutos. Utilize uma escova de cerdas suaves para esfregar a corrente, mas não ponha força para não correr risco de arranhar e amassar a joia. Após isso, enxágue e seque com um pano seco e macio;

Anéis de ouro

Umedeça um algodão no vinagre branco e aplique-o no anel, suavemente. Por fim, enxágue sua peça para tirar o vinagre;

Brincos de ouro

Misture água e detergente, utilize um pano para realizar a aplicação da mistura. Após, use outro pano umedecido apenas com água para retirar o produto. 

Joias com pedras

O ideal para este tipo de peça, é a utilização de um limpador à vapor ou ultrassônico com o detergente neutro. O processo de limpeza é bem simples, basta inserir a peça na bandeja na máquina e então, ele fará a limpeza em poucos minutos. 

Conclusão

Dessa forma é feita a limpeza de cada tipo de jóia de ouro, mas se lembre de manter sempre todo cuidado possível até na hora de esfregar sua peça, pois pode ser uma peça mais delicada e frágil e se pôr força, poderá amassá-la ou até mesmo arranhá-la.

Também, não se esqueça de buscar antes de tudo, saber qual o tipo de composição que é feita sua jóia e qual tipo de ouro ela é, pois cada tipo de ouro, pode levar a uma limpeza um pouco diferenciada. 

Aproveite estas dicas!