O minério está ligado aos minerais ou elemento químico que possui valor econômico adjunto, podendo ser economicamente e tecnologicamente viável de se realizar a sua extração. Por exemplo, o ouro ocorre de forma natural na natureza, porém apenas por vezes a sua extração é viável financeiramente.

Conheça a seguir tudo sobre o que é minério e como encontrá-los.

O que é Minério e mineral?

O mineral é um copo natural sólido e cristalino formado pela interação dos processos físicos químicos em ambientes geológicos.

Todas as rochas são compostas por minerais de vários tipos inclusive mineral, e a maioria das rochas não possuem a quantidade e o teor de determinado mineral ou elemento químico para se tornar viável economicamente para a sua extração.

O minério, é aquela determinada rocha ou mineral que possui valor econômico ligado, pode ser uma rocha, sedimento ou solo.

Origem dos minérios preciosos

São formados a partir de concentrações anômalas de determinado elemento ou mineral na natureza. Essa concentração é gerada a partir de diversos processos geológicos, sendo a geologia a ciência que estuda os eventos envolvidos para serem formados os minérios ou depósitos minerais.

Estes tipos de eventos, podem ocorrer de diversas origens e nem sempre há um consenso sobre como determinado depósito mineral se formou.

Conhecer e entender como foi formado aquele determinado minério é essencial, pois, a partir disso, o geólogo poderá procurar por ambientes que tenham um contexto geológico semelhante e com isso fazer correlações, podendo pesquisar onde naquela outra região também poderia existir mais daquele minério, já que o contexto seria igual.

O principal trabalho realizado para pesquisas por minérios é o mapeamento geológico, onde o geólogo vai percorrer uma determinada área buscando por indícios, principalmente de rochas, e estruturas geológicas que possam favorecer a ocorrência do minério pesquisado.

Tipos de minérios preciosos

Os minérios preciosos podem ser divididos conforme as propriedades dos materiais e a sua utilização. A distinção principal se dá por duas classes amplas que são designadas como metálicos e não metálicos.

Minérios metálicos

São aqueles que possuem elementos químicos isolados em compostos, apresentando propriedades especiais como maleabilidade, ductibilidade, condutividade térmica, elétrica, entre outros.

Todas essas características tornam os minérios metálicos, aplicáveis a diversas utilizações e estes são utilizados de diversas formas desde os períodos pré-históricos, por exemplo:

  • Alumínio;
  • Cobre;
  • Ferro;
  • Manganês;
  • Ouro;
  • Prata.

Minérios não metálicos

Incluem os não utilizados na indústria química, de alimentos, fertilizantes, fármacos, cosméticos, indústria de construção civil, entre outros tipos de materiais, por exemplo:

  • Fonte de potássio;
  • Calcita;
  • Gipsita;
  • Diamante;
  • Granada;
  • Corídon;
  • Argila;
  • Feldspato;
  • Quartzo.

Como encontrar minérios preciosos?

Antes de realizar a pesquisa por minérios preciosos em uma determinada área, há um passo a passo, veja:

1. Requerimento de Pesquisa Mineral

O primeiro passo, é ter o requerimento de pesquisa mineral, que deve ser obtido em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Após a permissão da ANM, e ter em mãos o requerimento, você poderá começar a pesquisar minérios preciosos naquela determinada área.

2. Mapeamento Geológico

É extremamente essencial, realizar um mapeamento da área onde você está realizando a extração dos minérios preciosos, pois podem existir outros locais no terreno onde este ocorre.

Principalmente, caso sua forma de ocorrência seja em veios, o minério provavelmente estará associado a falhas e fraturas, que podem ser mapeadas em superfície para melhor compreender a direção de prolongamento daquele veio e consequentemente dos minérios preciosos.

3. Geofísica

Esta é uma ferramenta que possibilita, por meio das diferentes propriedades físicas das rochas e dos minerais, identificar locais onde exista maior possibilidade de ocorrer aquele determinado minério.

Para compra de ouro

Para quem busca encontrar o ouro, como forma de compra, venda ou para finalidades de investimentos, a OuroCambio é o meio de mercado mais confiável, seguro e rápido para esse tipo de procedimento.

Conclusão

Os minérios são extremamente importantes para sociedade e para o desenvolvimento humano, inclusive os minérios preciosos, principalmente no desenvolvimentos de novas tecnologias e siderurgia, mas também para usos básicos, como fertilizantes, construção civil, entre outros.