Não é de hoje que muitos investidores buscam metais preciosos para alocar parte da carteira em ativos de valor como forma de proteção contra crises financeiras ou cenários de alta inflação.

É por esse motivo que cada vez mais vem surgindo grandes alternativas de investimentos lastreados em um dos metais preciosos mais conhecidos e buscado como por exemplo, o ouro que é um dos investimentos mais realizados e seguro do mundo. Para entender mais sobre os metais precisos, quais são eles e como encontrar continue a leitura.

Metais preciosos o que são?

São compostos pelo elemento químico metálico que possui um altíssimo valor no mercado, e esse valor está diretamente ligado a diversos fatores. Em especial a sua enorme raridade e alta procura no mercado.

Vale destacar que sua extração move toda uma industria, a da mineração, que somente com a minas obtém por ano, cerca de 3.531 toneladas de ouro. Os garimpeiros, são um bom exemplo, pois eles trabalham por dias em busca por pedaços de ouro e ainda assim esse tipo de prática era por muitos, bastante considerada, uma grande possibilidade de enriquecimento.

Mas atenção, para conseguir vantagens financeiras com os metais preciosos, não é preciso ter que ir até a um garimpo para isso, há diversos outros meios seguros, rápidos e bem vantajosos como por exemplo, a OuroCambio. Se você busca por investimento em ouro, a OuroCambio poderá fornecer tudo que você precisa. Acesse o site!

Metais mais preciosos

Os principais metais preciosos mais encontrados no mercado são:

  • Ouro;
  • Prata;
  • Platina;
  • Paládio;
  • Ródio.

Esses são os metais preciosos mais conhecidos como os principais do mundo e também valiosos. E apesar de ser um dos mais conhecidos e convenientes metais nobres, existe um certo grau de preocupação sobre a finitude existente nas reservas de ouro no planeta, já que este é um tipo de recurso não-renovável. De fato raríssimo.

Esses metais preciosos são utilizados em joias, moedas, espelhos, talheres e objetos ornamentais. Nesse sentido, a prata é o metal que melhor conduz eletricidade e calor. Menos raro que o ouro, a prata ainda possui seu valor, em especial no ramo de investimentos. Isso ocorre por possuir diversos usos industriais.

Já a platina é resistente a grande quantidade de hidrogênico, por esse motivo que é bastante utilizado para a aeronáutica, odontologia e armamento, além de confecção de joias.

Características dos metais preciosos

Apesar de serem diferentes uns dos outros, inclusive em questão de valores, os metais preciosos compartilham alguma características entre si bem interessantes, como:

  • É comum ser encontrados puros na natureza;
  • Possuem um ponto de fusão alto, ou seja, demanda altas temperaturas para o derretimento;
  • Podem ser reduzidos a ponto de folhas ou fios.

Por possuir esses tipos de características, os metais preciosos são utilizadas especialmente em industria joalheira para a produção de anéis, colares, brincos, pulseiras, relógios e alguns outros tipos de acessórios também.

No entanto, é importante ressaltar que no mercado financeiro, metais preciosos como o ouro, são utilizados como hedge, ou seja, como proteção financeira principalmente em um cenário de desequilíbrio financeiro.

Vantagens de investimento

Umas das maiores vantagens de investimentos em metais, como o ouro, por exemplo, é que ele é considerado um tipo de reserva de valor, ou seja, ele consegue manter intacto seu valor intrínseco. Sendo assim, a reserva de valor funciona como uma forma de proteção do investidor contra as crises econômicas.

Dessa forma, esse tipo de metal precioso pode ser uma boa alternativa para uma diversificação da carteira de investimento e hedge, inclusive para quem possui um perfil mais conservador.

No entanto, por mais que o ouro seja um tipo de ativo bastante valorizado pelo mercado, ainda assim, é uma commodity e, por esse motivo, possui seu preço controlado pelas forças da oferta e da procura.

Conclusão

São diversas as vantagens de possuir um metal precioso, a modalidade de investimento como a simplicidade e possibilidade de diversificação. Além do mais, é super fácil de investir, considerando que não será necessário abrir uma conta no exterior.

Portanto, é importante entender bem se todas essas aplicações fazem sentido para o perfil e objetivo do investidor.