O ouro é um metal incrivelmente valioso e altamente procurado e conhecido pela sociedade. Não que todas as pessoas do mundo todo tenham contado físico com esse tipo de metal, mas possuem ciência de sua existência e valor, e por um longo período de tempo, o ouro foi a moeda de inúmeros países. Seu valor é tão grande e sempre procurado, pois, até os dias de hoje sua exploração ainda ocorre, afinal se trata de um grande ativo financeiro.

É por isso que no artigo de hoje, decidimos mostrar à você onde se encontra as maiores minas de ouro do mundo todo e quais são elas. Veja a seguir e tenha uma excelente leitura!

Quais são as maiores minas de ouro do mundo?

Entendemos no texto acima, que o ouro é bastante importante por diversos fatores, sejam eles, sociais; econômicos ou geográficos. Por exemplo, o Brasil possui muito de sua colonização e formação territorial relacionada à exploração do ouro por conta das descobertas no estado de Minas Gerais. Mas, depois tanto do tempo, onde realmente se encontra localizada as maiores minas de ouro do mundo?

Veja a seguir um ranking com todas as informações das maiores minas de ouro!

  1. Muruntau: Iniciou sua operação em 1967 e, nos dias de hoje, é conhecida como a maior mina de ouro a céu aberto na área em que se localiza. Foi descoberta em 1958, no deserto de Kyzyl Kum, no Uzbequistão. Possui uma profundidade de 579 metros, o que o torna a quinta mina mais profunda do mundo todo. Atualmente, essa mina é explorada pelo governo Uzbequistão e possui também depósitos de turquesa e arsênio. Estima-se que, nos ano de 2014 e 2015, foram produzidas 61 toneladas e ouro.
  2. Gransberg: Essa mina, é localizada na Indonésia, e cerca de 90% de sua exploração pertence à empresa Freeport-MCMoRam, e os 20% é dividido com o governo local. No ano de 2015, foram exploradas 42,3 toneladas de ouro.
  3. Goldstrike: Localiza-se na Nevada, essa mina é operada pela organização Barrick desde 1987. Além de ocupar o terceiro lugar entre as maiores minas de ouro do mundo, é também a maior mina de ouro da América do Norte.
  4. Cortez: Da mesma forma que a mina Goldstrike, a mina Cortez está também localizada no Estado da Nevada, nos EUA. Esse projeto, pertence à Barrick Gold, que o considera um dos mais promissores da empresa. A grande expectativa era que no ano de 2020 os investimentos na operação chegassem a 154 milhões de dólares.
  5. Pueblo Viejo: É situada na República Dominicana, a mina de Pueblo Viejo, no momento atual, é um projeto de duas companhias canadenses. Sendo elas a Barrick Gold e a GoldCorp.
  6. Yanacocha: é considerada a maior mina de ouro da América Latina com 862 m², localizada no Peru.
  7. Carlin: É pertencente à empresa Newmont, sendo na realidade um conjunto de três minas abertas e quatro subterrâneas. Está localizada nos Estado Unidos e no ano de 2015, foi comemorado os 50 anos da produção de ouro no local.
  8. Peñasquito: Localiza-se no México, mais precisamente no Estado de Zacatecas, é propriedade da mineradora Goldcorp. Está em funcionamento desde o ano de 2010
  9. Lihir: Teve sua primeira produção em 1997, está localizada em Papua Nova Guiné e foi adquirida pela mineradora australiana Newcrest em 2010.
  10. Boddington: Aqui se encontra o décimo entre as maiores minas de ouro do mundo. Essa mina localiza-se na Austrália sendo essa, a maior mina de ouro do país, pertencente à mineradora Newmont.

Compra de ouro

A melhor opção, mais segura e conhecida de compra de ouro no Brasil, é através da OuroCâmbio, e é sem dúvidas o melhor meio para realizar investimentos em ouro, compra e vendas, inclusive direcionado a joias de ouro. Entre no site e saiba mais!

Conclusão

A extração mineral é, uma atividade essencial para nossa sociedade, seja ela, de ouro ou demais tipos e minério. O ouro, inclusive, é a parte mais importante da nossa história e também um excelente ativo financeiro, principalmente em tempos de crises. Agora que foi possível conhecer a maior mina de ouro do mundo e as seguintes minas de ouro, você pôde ver também onde se localiza e como encontrar ouro. Portanto, esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas e não se esqueça de aproveita nossa dica da OuroCâmbio!