O ouro é um dos metais mais conhecidos e valorizados na mineração, e encontra-se distribuído em toda a parte da crosta terrestre. Porém ele se encontra de forma irregular, ou seja, em pequenas concentrações no estado puro, e muitas vezes em rochas e minerais. O ouro é um metal que é constantemente associado a imagens que remetem a grande poder e prestígio, ou seja, é associado a produtos de alto valor econômico. Mas, afinal por que o ouro é tão valioso?

Veja a seguir os motivos simples do ouro ser um metal tão valioso.

Sobre o ouro

Há relatos que o ouro possa ter sido o primeiro metal descoberto pelo homem, e sua utilização se fez presente em praticamente todas as eras da civilização, desde a idade Antiga, na Mesopotâmia, até os dias de hoje. O Brasil foi marcado pelo advento da mineração do ouro e por sua decadência no século XVIII. Dessa forma, foi possibilitado o desenvolvimento econômico do país.

O grande valor do seu uso

Esse metal é utilizado de diversas formas, e é comum imaginarmos esse metal sendo usado apenas em produtos ornamentais, destacando-se o seu uso em joias, quando em liga com outros metais como cobrem e prata, artigos de decoração, pinturas, esculturas e em próteses dentárias, além dos famosos “dentes de ouro”.

Sem falar que o ouro é um excelente ativo financeiro inclusive é bastante utilizando em tempos de crises, pois serve como um grande seguro contra percas de negócios nesses tempos.

O ouro é um metal grandemente maleável, podendo chegar até dez milésimos de milímetro de espessura. E é justamente por esse motivo que há a facilidade de se converter em finíssimos fios, em rolos e barras. Sua resistência é gigantesca e tende a não reagir com substâncias ácidas.

Importância do ouro

Em resumo, é um metal que não corrói, é altamente maleável e dúctil, conduz eletricidade e é altamente resistente. Todos esses fatores fazem com que a valorização seja tamanha. Não é algo de se estranhar que as viagens foram planejadas para a descoberta desse metal tão versátil e propício para a utilização nas mais diversas áreas.

Onde encontrar?

Seja para investimentos, compras, vendas, vendas de joias e compras de joias, contanto que seja todas voltadas ao ouro está presente a OuroCâmbio, cujo realiza todos esses procedimentos de forma segura e rápida. Há diversas formas de se encontrar ouro, como vimos no inicio desse artigo, mas para possuir, investir ou vender a melhor forma e melhor meio, é sem dúvidas a OuroCâmbio. Portanto se você deseja, saber mais como funciona, onde se encontra e como realizar esse procedimento. Todas essas informações você encontrará no próprio site da OuroCâmbio.

Conclusão

Não só pode haver relatos sobre o ouro ter sido provavelmente o primeiro metal a ser encontrado, mas por ser raro, um grande ativo financeiro, ser altamente maleável e resistente e diversas outras razões é que o ouro se tona um dos metais mais preciosos do mundo. E não só um dos mais preciosos como também o mais procurado, inclusive para investimentos financeiro.