Em momentos de crise econômica o ouro se torna o porto seguro de muitos investidores e empresas. Não é por acaso que ele vem ganhando cada vez mais força desde o início de 2019, enquanto outros investimentos estão cada vez mais em queda.

Com diversos eventos ocorridos, cada vez mais a cotação é jogada para cima: as ameaças da guerra comercial entre a EUA e china, o ataque dos EUA ao irã, a pandemia devido ao coronavírus e a queda nos preços do petróleo, são um dos maiores causadores dessa elevação nos últimos anos.

Diversos fatores, influenciam para que o ouro se torne o metal mais buscado e procurado em tempos de crise. Veja a seguir o porquê desse metal ser valioso em períodos de desequilíbrio financeiro.

Ouro como investimento

Para diversos investidores, o ouro oferece uma boa estabilidade frente à outros tipos de investimentos, pois esse metal é considerado uma reserva de grande valor, cuja demanda aumenta nos momentos de maior risco na economia.

O ouro deve ser usado como uma forma de proteção e garantia contra a desvalorização do nosso patrimônio em períodos de inflação e crise financeira.

É importante considerar que esse metal também é uma commodity mineral, cujo valor pode ser bem controlado pela oferta e procura. Contudo, por ser um valor finito, não está sujeito a intervenções econômicas dos governos e sua escassez não é compensada por fabricação.

A cotação desse metal, é uma espécie de reserva de valor no tempo, protegendo contra a inflação, mas pode sofrer também algumas oscilações caso a política monetária de grandes países mude, da mesma forma que as crises econômicas e catástrofes naturais.

Onde comprar ouro

Há quatro forma de investir em ouro:

  1. Bolsas de valores;
  2. Ouro em barras;
  3. Fundos de investimentos;
  4. Joias.

Para dar inicio à um investimento em ouro, é preciso ter em mente e como prioridade a segurança e agilidade, pois é necessário que o meio de compra escolhida, seja de fato segura e rápida. E é por esse motivo que a OuroCambio, é a primeira e principal escolha de muitos, que gostam de uma compra assertiva, segura e ágil.

Ouro em tempos de crise

A cotação desse metal, segue exatamente a lei da oferta e da procura. Sendo assim, em um período de crise os investidores migram seus recursos para o ouro, ou seja, a procura aumenta, e a cotação também.

Apesar da fama de investimento seguro, isso não significa que não há como perder nesse tipo de investimento. É preciso entender que a cotação varia a todo momento e não é nada fácil analisar a tendência no curto e médio prazo.

Além da questão da estabilidade econômica como taxas de juros e inflação, outros aspectos como período do ano, demanda mundial, cotação do dólar e fatores naturais que afetam a extração do metal, influenciam nas variações do preço da commodity. Portanto, é preciso entender que o lucro só virá se o investimento for realizado nos momentos certos.

Conclusão

De fato, esse metal além de raríssimo, precioso e com alta valorização, é também um excelente seguro contra momentos de desequilíbrio financeiro, como os que mencionamos no texto acima.

Porém, é importante ter em mente a grande importância e precisão que esse metal possui para empresas e investidores, também é preciso saber como realizar esse tipo de investimento da maneira certa para não ocorrer risco de apenas perder dinheiro.

Escolhendo o ouro como forma de investimento com certeza seus negócios estarão seguros de qualquer tipo de crise , seja ela mundial ou econômica.