A mineração, consiste na atividade de extração de riquezas dos solos e das formações rochosas que compõem a estrutura terrestre. Trata-se, assim, de uma das mais importantes atividades econômicas, tanto no Brasil como em todo o mundo, com destaque para o petróleo e o carvão mineral. No entanto, é importante e necessário ressaltar que essa prática costuma gerar sérios danos ao meio ambiente.

Os impactos causados na natureza por conta da mineração, são diversos e apresentam-se em diversas escalas: desde problemas locais específicos até alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grandes proporções. Portanto, conhecer quais são os problemas causados e a minimização de seus efeitos causados é de grande necessidade para garantir a preservação dos ambientes naturais.

Impactos ambientais devido a mineração

Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados por conta da mineração, pode-se destacar:

  • Remoção da vegetação em todas as áreas de extração;
  • Poluição dos recursos hídricos, tanto superficiais como subterrâneo, pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios;
  • Contaminação dos solos por elementos tóxicos;
  • Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras;
  • Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado como rochas, minerais e equipamentos danificados.
  • Poluição do ar a partir da queimada ao ar livre de mercúrio, cujo é bastante utilizado na extração de vários tipos de minérios;
  • Mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundo de minas;
  • Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral;
  • Poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações, embora a legislação vigente limite a extração mineral em áreas urbanas atualmente;
  • Contaminação de águas superficiais, tanto água doce como salgada, causado pelo vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes, tais como o petróleo.

Muitos dos estudos ambientais indicam que diversos dos materiais gerados pela mineração são rejeitados, estes muitas vezes erroneamente descartados. Na produção de ouro, por exemplo, 99,9% de todo o material produzido não é aproveitado, sendo muitas vezes depositado de forma deliberada no leito de rios ou em áreas onde as águas das chuvas escoam para a sedimentação de cursos d’água.

Na extração de cobre, por sua vez, menos de 1% do que é extraído costuma ser devidamente aproveitado, ao passo que o restante é lixo.

A contaminação por compostos químicos, com destaque para o mercúrio, também é um dos principais danos ambientais provocados pela mineração. Pois, esses compostos são utilizados para a separação de misturas, retirada dos minerais e catalização de reações. Depois do processo realizado, costumam ser descartados, o que ocorre muitos vezes de maneira incorreta, principalmente em localidades de limitada fiscalização, ou até em minas ilegais, que, além de tudo isso, costumam empregar trabalho análogo ao escravo ou infantil.

Busca por ouro

Diante todas essas considerações, é necessário e importante mencionar que a atividade mineradora é, de toda forma, de vital importância para a sociedade. Muitos buscam por metais preciosos, como por exemplo, o ouro. Por ser um metal raro, precioso e um excelente ativo financeiro e seguro, é que muitas procuram onde comprar, vender ou investir em ouro. E a reposta é simples, OuroCambio, uma compra de ouro, segura confiável e rápida.

Conclusão

A atividade mineradora, de fato, traz consigo diversos impactos ambientais, ainda mais quando não são realizadas de forma fiscalizada, causando inclusive trabalho escravo ou infantil. Essa realidade, infelizmente, é bastante comum em países como o Brasil e em territórios dependentes economicamente, a exemplo de muitas nações do continente africano.

Porém, a mineração é uma atividade de extrema importância para a sociedade, mas isso não significa que a mineração deva ser realizada de forma não planejada e sem a devida fiscalização de suas instalações. Para isso, é preciso promover medidas para o correto direcionamento do material descartado e a contenção da poluição gerada pelos elementos químicos.