Sem dúvidas alguma, a china é o país que mais extrai ouro nos dias de hoje, em agosto de 2020, o preço do ouro atingiu seu recorde, ultrapassando cerca de US$ 2.000 a onça equivalente a 28,4 gramas, cerca de R$ 11 mil. Mesmo esse aumento no valor tendo sido impulsionado pelos operadores de mercado, o pico no preço traz de volta o questionamento sobre a disponibilidade do metal precioso.

A busca pelo ouro está cada vez mais em alta como um tipo de investimento, um tipo de símbolo de status e como um componente-chave em diversos produtos eletrônicos. Porém, é também um recurso finito e, eventualmente, chegará um estágio, cujo não haverá mais nada para explorar.

Veja a seguir mais à respeito da extração do ouro!

Quanto ouro ainda resta?

Estimam as mineradoras, o volume de ouro que permanecem no solo de duas formas:

  1. Reservas minerais: cujo, são ouro economicamente viável de extrair ao preço listado;
  2. Recursos minerais: cujo, são o ouro que se tornará economicamente viável depois de pesquisas adicionais ou à um preço mais alto ainda.

Esses volumes de reservas minerais de ouro, podem ser calculados com mais precisão do que os recursos minerais, embora ainda não seja uma tarefa tão fácil assim.

O valor do estoque subterrâneo de reservas de ouro no mundo, é estimado atualmente, cerca de 50 mil toneladas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Colocando nesse ponto de vista, vale dizer que cerca de 190 mil toneladas de ouro já foram mineradas no total, embora as estimativas variem bastante. Mas esses valores, estão sempre em constante mudança.

Vale ressaltar, que o avanço da tecnologia pode possibilitar o aproveitamento de algumas reservas já descobertas mais que, atualmente, já não são economicamente viáveis.

As inovações mais atuais, incluem o uso de big data, ou seja, grandes bases de dados, e inteligência artificial, cujo, podem otimizar os processos e reduzir os custos.

A robótica já está sendo utilizada em determinados locais e deve se tornar cada vez mais uma tecnologia comum na exploração de minas.

Quais são as maiores minas de ouro do mundo?

A maior fonte de ouro de toda a história, foi a bacia Witwatersrand , na África do sul, responsável por aproximadamente cerca de 30% de todo o ouro já extraído no mundo todo.

Existente fontes importantes de ouro, que incluem a extremamente profunda mina Mponeng na África do sul e outras minas como na Austrália, Indonésia e Estado de Nevada nos EUA.

A quantidade produzida é um excelente indicador acerca do tamanho das reservas minerais dos países.

Nos dias de hoje, a China é o país com maior produção de extração de ouro do mundo ( como mencionamos no inicio do texto) e reúne 11% do total global, de acordo com os dados de 2019 da World Gold Council e da Metals Focus. Veja a seguir a lista dos países de acordo com as maiores minas de ouro do mundo.

  1. China: 383,3 toneladas;
  2. Rússia: 329,5 toneladas;
  3. Austrália:325,1 toneladas;
  4. EUA: 200,2 toneladas;
  5. Canadá: 182,9 toneladas;
  6. Peru: 143,3 toneladas;
  7. Gana: 142, 4 toneladas;
  8. África do sul: 118,2 toneladas
  9. México: 111,4 toneladas
  10. Brasil: 106,9 toneladas.

Apesar, das minas de ouro do Brasil ainda estarem sendo encontradas, especialistas afirmam que as descobertas de grandes depósitos são cada vez mais raras.

Onde encontrar?

Se você está a procura de ouro para investimentos próprios, o meio mais indicado, é através da OuroCâmbio. Por meio desta empresa, é possível encontrar ouro em barras, e realizar assim, sua compra e vendas de ouro e joias e ouro.

Conclusão

Tendo em vista que, a China é o país que mais extraí ouro no mundo, e quanto de ouro ainda falta para ser extraído; esperamos ter esclarecidos todas suas dúvidas em relação a extração de ouro. Você pôde ver também detalhadamente, como está à ordem de reservas de ouro de cada país de acordo com uma escala de maior para o país com a menor extração.