O ouro é um metal que é valorizado há bastante tempo, pois antes mesmo de Cristo, possuir este metal já era um sinônimo de grande riqueza e poder.

Esse metal é raríssimo e bastante valioso, onde diversos investidores o buscam com a finalidade de realizar um investimento. Pois, além de ser um excelente ativo financeiro é também um meio mais seguro para investidores e empresários.

Ao ser extraído da natureza, o ouro não é encontrado puro é bastante comum encontrá-lo misturado com a prata ou outras substâncias. Para que esse metal torne-se completamente puro é necessário passar por um processo de purificação, cujo mostraremos mais a seguir.

Ouro puro

O ouro realmente puro, é super maleável, possui 24 quilates e não pode ser usado em joias, pois quando este metal é puro significa que ele está em seu estado totalmente maleável e se está em joias poderá ocorrer da peça amassar ou arranhar super facilmente.

Para que o ouro possa receber o título de 24k cujo garante 999,9% de pureza, ele precisa passar pelo processo de purificação. Uma liga desse metal em 18k, por exemplo, possui 75% de ouro puro e 25% de ligas que serão retiradas durante o processo de purificação.

Vale ressaltar que, por mais bem feito que seja o processo de purificação dificilmente se conseguirá retirar os 75% de ouro puro, uma vez que durante a purificação há uma perda.

Ourivesaria no processo de purificação

A outra aplicação utilizada no processo de purificação, ocorre na recuperação do “lixo” de ourivesarias.

Alguns ourives, pedem aos seus clientes 10% a mais de ouro a título de “quebra”, ou seja, é justamente utilizado para compensar a perda causada durante o processo da fabricação da joia.

Para isso, é preciso serrar, limar, lixar e polir a peça e ao decorrer destes processo, ocorre uma perda da parte do material.

Ao decorrer do ano, a Ourives vai acumulando as lixas, escovas e outros itens que possam conter a “quebra” e envia todos para um laboratório especializado na purificação de metais.

Esse laboratório retirará toda liga de ouro presente no lixo e fará a sua própria purificação permitindo ao Ourives recuperar parte do material perdido.

Fundindo ouro

Esse processo também permite a retirada de ouro e suas ligas de outros objetos como no caso de componentes eletrônicos.

Os outros metais usados para a confecção de joias também podem passar pelo processo de purificação como por exemplo, a prata, o paládio e a platina.

Metal no processo de purificação

O processo de purificação do ouro deve ser feita em laboratórios devidamente credenciados, esse tipo de recomendação é extremamente importante. Pois, no processo são empregados ácidos e outros tipos de materiais químicos perigosos, que além de serem completamente controlados demandam também bastante conhecimento técnico para a sua utilização.

Onde encontrar

Para encontrar esse metal, é preciso ter em mente que ao realizar a compra de ouro é preciso buscar um meio seguro, ou seja, uma empresa que seja confiável e possua uma experiência no mercado. E para você que busca esse metal valiosíssimo e raríssimo, seja para compra, venda ou para iniciar um investimento, indicamos a OuroCambio, como a empresa mais confiável e com essa experiência de mercado que muitos investidores buscam.

Conclusão

O processo de purificação desse metal preciosíssimo dever ser realizado com bastante cautela, atenção e em um laboratório especializado e específico para esse tipo de procedimento. Pois, como mencionado no artigo acima, no processo de purificação são utilizados produtos e materiais químicos perigosos e fortes. Por isso devem ser completamente controlados de forma adequada e por profissionais.

É um processo simples e delicado de fato. E para quem busca encontrar ouro, poderá encontrar no texto acima a melhor alternativa para a compra ou venda desse metal. Aproveite!