Tentar entender o que é ouro futuro, consiste em perguntas como ” Qual será o preço do ouro em reais brasileiros de 250 gramas de ouro em uma determinada data futura?” Está é a base do raciocínio de todas as transações de compras e vendas de contratos desse tipo de operação.

O ouro futuro tem como objetivo de negociação o ouro fino, sob forma de lingote, fundido por empresa refinadora e custodiado em instituições depositárias.

Pode parecer um pouco confuso de entender, principalmente para você, que está tendo o primeiro contato com esses tipos de assunto agora, mas não se preocupe pois ao decorrer do texto você conseguirá compreender bem tudo sobre.

O que é ouro futuro?

Mais conhecido como Contrato de Ouro Futuro, que consiste em acordos de compra ou venda deste metal precioso em um prazo no futuro, por um determinado preço previamente estabelecido. A sua cotação é expressa em reais por gramas , com até três casas decimais. Cada contrato de Ouro Futuro equivale à negociação de 250 gramas de ouro.

Quem realiza compra e venda de ouro no mercado futuro não irá receber ou entregar a commodity, no dia de seu vencimento. Esse contrato funciona como uma simples forma de de fixar uma cotação. E no dia do vencimento é realizada uma correlação financeira em reais (liquidação), de acordo com a cotação acertada.

Vale a pena investir?

É importante antes entender qual a ideia geral do por que o ouro ser tão interessantes como veículo de investimento. O ouro é e fato, um dos ativos financeiros mais populares do mundo e provocou seu valor rapidamente ao longo dos anos, não apenas como um meio de troca, mas como uma grande fonte de seguro contra as incertezas financeiras.

Esse metal, é extremamente dúctil, o que significa que você pode esticar uma onça de ouro na forma de um fio de ouro que possui cerca de oito quilômetros de comprimento. O ouro, é uma mercadoria altamente valorizada e bastante procurada isso graças à sua incrível raridade, densidade e beleza extremamente incomum.

O ouro também se enquadra na categoria de metais nobres, o que significa que é relativamente reativo ao ar, à umidade e à maioria dos solventes.

Devido à sua raridade e sua indestrutibilidade, todo o ouro que foi extraído ao decorrer da história ainda existe até os dias de hoje, sendo derretido e re-derretido e usado repetidamente em diversas formas e para diversas ocasiões.

Esses são, geralmente, os principais motivos de valer realmente apena investir em ouro, por isso muitas pessoas que conhece essas vantagens do ouro, buscam um meio de realizar investimentos, compras e vendas nesse tipo de metal. E uma fonte bastante segura e que trabalha com esse tipo de funcionalidade, é a OuroCâmbio.

Conclusão

Não resta dúvidas sobre de fato o ouro ser um excelente recuso de investimento contra momentos de instabilidade financeira.

Sabe-se que o mercado futuro é complicado e arriscado e pode ser até bastante caro. Contudo, se você entender e souber bem cada passo em que está fazendo, sua jornada para se tornar um trade de ouro no mercado futuro poderá ser incrivelmente um empreendimento completamente lucrativo.