O ouro verdadeiro, é um tipo de metal com grande raridade e preciosidade, o que torna encontrá-lo em grandes blocos da natureza, algo extremamente raro. Contudo pode ser possível sim, alguém encontrar pequenos pedacinhos de ouro em pedras, como por exemplo, o quartzo.

Se você possui uma pedra de quartzo e caso tenha ouvido falar sobre existir pedaços de ouro e está aqui justamente por esse motivo, saiba que veio ao lugar certo!

Pois aqui iremos mostrar como você poderá descobrir se possui pedaços de ouro em sua pedra de quartzo.

Faça testes

Veja a seguir alguns tipos de testes que poderá ajudar você a como identificar ouro em pedra de quartzo:

1 Faça a comparação do peso entre dois pedaços de quartzo

O ouro realmente verdadeiro possui um grande peso, portanto, caso você possua um pedra de quartzo, teste separá-lo em duas partes iguais. E assim, pesá-lo, caso haja pedaços de ouro, uma pedra será várias gramas mais pesado que a outra parte. Saiba que:

  • Ouro verdadeiro: pesa em torno de 1,5 vezes mais do que a pirita de ferro, também chamada de ouro de tolo;
  • Ouro de tolo: e outros tipos de minerais parecidos ao ouro, não possuem aumento de peso em quartzo.

2 Teste com imã

A pirita de ferro, como descrito no teste acima, é magnética, ao contrário do ouro verdadeiro. Logo, outra forma muito legal e rápida é o teste do imã.

Você vai segurar o imã forte ao lado do pedaço de quartzo com partes douradas. Assim, caso a pedra de quartzo, seja atraída pelo imã, isso significará que o que ela possui é pirita de ferro.

3 Teste do vidro

Outra forma de testar ouro em quartzo, é utilizando um pedaço de vidro.

Com um pedaço de vidro, você vai pegar sua pedra de quartzo e passar a parte dourada no vidro, caso ele possua ouro de verdade, o vidro não irá arranhar. Só será arranhado, caso, sua pedra de quartzo não possua ouro verdadeiro.

4 Teste de ácido com vinagre

Esse tipo de teste, só será realizado, caso, você não se importe de destruir parte de sua pedra de quartzo. Pois, será utilizado substâncias que poderão estragá-la.

Para esse teste, você precisará colocar sua pedra em um pote de vidro e cobri-lo completamente com vinagre branco. O ácido irá dissolver os cristais de quartzo em algumas horas, deixando assim, intacto somente os pedaços que possuem ouro.

Realizando esses teste, você poderá com certeza, detectar, se há algum tipo de pedaço de ouro em seu quartzo.

Caso você esteja realizando esses teste por estar em busca de ouro para realizar algum tipo de compra u venda de ouro ou pensa em realizar investimentos em ouro, clique aqui e conheça a OuroCâmbio.

Uma empresa perfeita para quem buscar realizar compras ou até vendas de ouro.

Conclusão

Essas foram nossas dicas de como você pode identificar possíveis pedaços de ouro em sua pedra de quartzo e caso você encontre e busque vendê-lo ou comprá-lo, deixamos mais uma dica mega incrível para você mais acima, que é através da Ouro Câmbio. Sendo assim, realize nossos teste super rápidos e fáceis e aproveite nossa dica!