Câmbio de moedas, nada mais é que uma troca de moedas estrangeiras, e mercado de câmbio é o ambiente global onde ocorre toda a comercialização de moedas estrangeiras. É uma das principais formas de aplicar em ativos ligados ao exterior e obter resultados positivos.

Com o mercado internacional completamente aquecido, a variação no valor de uma moeda estrangeira devido a diversas influências pode ser uma oportunidade para ter grande lucratividade. Sendo assim, definir estratégias e entender melhor como funciona o mercado cambial é algo fundamental.

Mas, você sabe o que de fato é mercado de câmbio, câmbio de moedas ou como funcionam? Se você possui um certo tipo de interesse em investir nesse mercado e deseja entender melhor como funcionam e o que é realmente. Convidamos você à seguir com a leitura desse artigo e descobrir tudo sobre o câmbio de moedas.

O que é Mercado de Câmbio?

O Mercado de câmbio, é um ambiente onde são negociadas moedas entre países, é basicamente um comércio monetário global. Os agentes econômicos se referem em regras cambiais para vendedores e compradores que realizam a troca das moedas, chamadas de divisivas.

Muitas das operações são realizas no mercado cambial, como pagamentos e recebimentos em moeda estrangeira, especulações, participação em processo e investimentos.

O mercado de câmbio é composto por dois segmentos:

  • Primário: É a entrada e saída de moedas realizadas por importadores, exportadores e turistas;
  • Secundário: Ocorre por meio de bancos autorizados pelo Banco Central para operar juntamente com o câmbio.

Como funciona?

As operações ocorridas no mercado de câmbio, acontecem em pares, ou seja, quando é decidido realizar a compra de uma moeda é preciso realizar a entrega de outro tipo de moeda. O funcionamento do mercado acontece durante 24 horas e 5 dias por semana.

Sendo assim, é possível compreender quase todos os fusos horários, que incia-se no domingo, quando quando as operações asiáticas são iniciadas e fecha na sexta-feira, junto com o encerramento do mercado dos Estados Unidos.

Como a moeda é a base e a outra contada para as negociações, possibilita-se a flutuações de câmbio. Um tipo de característica do mercado de câmbio, é que as operações acontecem de forma centralizada e eletrônica, sendo que as partes negociam diretamente apenas com intermediação de instituições financeiras.

Os Traders, assim chamados, participam do mercado com funções distintas, que são:

  • Bancos centrais;
  • Instituições financeiras;
  • Especuladores;
  • Hedges cambiais;
  • Investidores.

Quando são realizadas

A realização da troca de moedas é a operação básica do mercado de câmbio, que é realizada por meio de um agente autorizado pelo Banco Central do Brasil. As demais operações realizadas no mercado são as seguintes:

  • Transferências, pagamentos e recebimentos com cartões internacionais;
  • Transferências financeiras internacionais;
  • Compra e venda de moeda estrangeira;
  • Investimentos em moedas estrangeiras.

De acordo com o Banco Central, as operações podem ser feitas por pessoas física e jurídica. No entanto, é exigido que uma das partes sejam autorizadas pelo Banco Central para atuar dentro da legibilidade.

OuroCambio no Câmbio de moedas

Seja para câmbio ou busca por ouro, a ouroCambio é a especialista nesses tipos de operações. Realizando de forma segura e super rápida, com uma equipe especializada até no processo de avaliação.

Conclusão

O mercado de câmbio, é um ambiente que sempre irá influenciar em alguma atividade que deseja realizar o câmbio de moedas.

Logo, conhecer, entender e acompanhar o comportamento desse tipo de processo, é essencial para que você possa aproveitar melhor as oportunidade, seja para realizar investimentos, compra ou venda de moedas estrangeiras como por exemplo, por meio da OuroCambio. Portanto, esteja sempre, bastante atento (a) à como anda o câmbio de moedas nos dias atuais.