É bastante comum ouvirmos que o Bitcoin é o “ouro digital”, muitos já devem ter ouvido bastante esta mesma frase. Com oferta limitada a 21 milhões, o Bitcoin seria uma reserva de valor adaptada aos novos tempos que como reserva de valor, ele forneceria proteção aos investidores de governos fiscalmente irresponsáveis, que desejam imprimir sem limites suas moedas fiduciárias.

Muitos acreditam que o ouro não seja a melhor referência para entender a dinâmica de preços do Bitcoin, pois o ouro é uma reserva de valor madura com 6 mil anos de história. O Bitcoin tem 13 anos apenas e, apesar da incrível velocidade de adoção, ainda é uma reserva de valor em estágio inicial. Como tal, seu preço é afetado por efeitos de rede que irão determinar o valor da tecnologia. Questões como regulação, adoção por clientes institucionais, novas tecnologias e segurança da rede serão mais determinantes para o preço do que preocupações com inflação e finanças públicas.

Um pouco sobre o ouro

O ouro possui grandes utilidades finalidades, como por exemplo, é um eficiente condutor elétrico e um excelente ativo financeiro, o que para muitos investidores é algo importante, essencial e seguro. Por isso muito buscam investir em ouro, e por isso é sempre importante buscar um meio confiável e rápido, como por exemplo, o OuroCambio.

Mas um ponto a se destacar, é que essas utilidades são um fração do valor do mercado do metal, que equivale aproximadamente US$1 Trilhões. Por exemplo, o ouro é cerca de quatro vezes mais caro que o rutênio, um elemento mais caro e que tem aplicações parecidas na indústria. Grande parte do valor do ouro vêm de uma demanda como reserva de valor.

Como pensar no preço do Bitcoin?

Se o Bitcoin não segue a mesma lógica de precificação do ouro, como pode-se estimar o valor justo desse ativo financeiro?

Para dar inicio, pode-se pensar em algumas referências superiores e inferiores para o preço do Bitcoin a longo prazo. Em um cenário bastante negativo, o Bitcoin não ganharia aceitação e/ou seria substituído por outra criptomoeda. Com isso, seu preço convergiria para quase zero.

Já em um cenário positivo, a rede do Bitcoin poderia ser amplamente aceita, usada em vários países e contaria com centenas de milhões de usuários, neste caso, esse tipo de criptomoeda teria alcançado o status de reserva de valor e poderia, assim, ter um valor de mercado semelhante ao do ouro, ou seja, cerca de 15 vezes seu valor atual.

Conclusão

O Bitcoin é um ativo de oferta limitada, mas não se comporta como ouro, e nem deveria, pois o ouro é uma reserva de valor consolidada com 6.000 anos de história, enquanto o Bitcoin é uma nova tecnologia em fase de adoção.

Consequentemente, seu preço dependerá dos efeitos de rede, e da entrada ou saída de participantes. Na China, os prospectos de adoção não são promissores, dado os controles de capital e de informação do governo. Se a questão regulatória for superada, investidores institucionais vão aportar capital em criptomoedas, mas isso não significa que eles irão investir em Bitcoins.

Logo, a melhor forma de investimento para empresas e investidores, é sem dúvida o ouro, que funciona como uma fonte segura e como um excelente ativo financeiro.