O ouro, é um metal precioso, raro e bastante buscado por muitas pessoas, seja para realizar investimentos ou para ser utilizadas em confecções de joias. Já os cianetos , são uma família de compostos químicos que contêm o ânion cianeto altamente reativo em sua composição.

Para que você possa entender melhor em detalhes o que é e como funciona a cianetação do ouro, é importante prosseguir com esta leitura.

O que cianetação

Você pôde ver no inicio do texto que os cianetos são uma família de compostos químicos que contêm ânion cianeto altamente reativo em sua composição. Os compostos de cianeto, encontrados no ambiente são o cianeto de hidrogênio e dois de seus sais, o cianeto de sódio e o de potássio.

O cianeto de hidrogênio (HCN) é um líquido ou gás completamente incolor com um forte odor bem característico, enquanto que o cianeto de sódio (NaCN) e o cianeto de potássio (KCN) são sólidos solúveis em água.

O cianeto pode ser encontrado naturalmente em baixas concentrações no solo, água e vegetais como mandioca brava. Os cianetos são usados em:

  • Galvanoplastia;
  • Extração de ouro e prata;
  • Limpeza de metais;
  • Produção de fibras sintéticas;
  • Corantes;
  • Pigmentos e nylon;
  • Como reagente em química analítica;
  • Agente de fumigação;
  • Gaseificação do carvão.

As principais fontes de emissão antropogênica de cianeto, por sua vez, são a mineração, indústrias químicas e de processamento de metais e a exaustão veicular.

Cianetação do ouro

O processo de lixiviação do ouro com cianeto é bastante conhecido por causar grandes impactos ambientais e para a saúde humana.

A cianetação do ouro, nome dado a esse tipo de processo, é utilizado para extrair ouro a partir de um minério bruto retirado do solo. O cianeto dissolve o metal dentro da rocha, retirando-o em forma líquida, logo em seguida, o metal retirado é tratado para a remoção do cianeto utilizado.

Pelo fator do cianeto ser bastante prejudicial ao ambiente e a saúde humana, pois é um produto químico considerado uma ameaça devido à sua alta toxicidade( pois, as terras, rios e lagos ao redor podem ficar estéreis por tempo indeterminado), as empresas de mineração que penaram bastante na importância da sustentabilidade, passaram a transformar o cianeto em uma forma menos tóxica e mais sustentável antes de descartá-lo.

E para minimizar os impactos da disposição, as empresas também começaram a revestir seus locais de descarte com um forro impermeável. Dessa forma, essas empresas afirmam que se trata de um risco aceitável, mas que ainda ocorrem muitos vazamentos prejudiciais aos redores das minas.

Ouro e suas aplicações

É praticamente impossível pensar em riquezas sem lembrar do ouro. Esse metal de transição brilhante, amarelo, maleável e incrivelmente denso está presente no dia a dia em formas de joias, componente de placas de computadores e muitos outros produtos.

Geralmente, esse metal é encontrado em forma de pepitas, mas também é existente em alguns minerais, como por exemplo, o quartzo e rochas metamórficas. Além disso, o ouro pode ser encontrado em toda a crosta terrestre e nas águas e oceano, em menores concentrações.

E para quem deseja realizar à compra de ouro, venda, realizar investimento ou em joias; é possível encontrá-lo na OuroCambio, de forma segura e rápida, para isso basta clicar no site e buscar saber mais sobre todas as informações da OuroCambio.

Conclusão

Por ser mole, o ouro é geralmente endurecido, formando uma liga metálica com prata e cobre, e devido à sua boa condutividade elétrica e resistência à corrosão, o ouro apresenta diversas aplicações industriais.

E por sua raridade, preciosidade e por ser um excelente ativo financeiro, é que muitos buscam esse metal, seja para confecções de joias ou para realizar investimentos.