Investimento em fundo ouro, ao contrário do que muitos podem pensar, não é nada complicado e é sim possível de realizar esse tipo de investimento.

Esse tipo de investimento é mais uma ótima opção para quem deseja diversificar seus investimentos e buscar proteção para seu capital em momentos de forte instabilidade do mercado.

O preço do ouro passa por diversas oscilações diariamente, é por esse fator que o fundo ouro é um investimento de médio a longo prazo. Mesmo o ouro sendo um dos investimentos mais antigos do mundo, ainda sim até os dias de hoje, ele ainda é visto como um ótima opção contra as oscilações na sua carteira de investimentos. E quando chega a crise e acaba impactando negativamente a bolsa de valores e os mercados, a busca pelo investimento aumenta e com isso seu valor tende a subir também. 

Saiba que hoje em dia, há diversas maneiras de investir nesse ativo, desde a comprar barras de ouro, adquirir contratos na bolsa de valores brasileira, e, o mais acessível de todos, investir no fundo ouro! Se você está interessado nesse tipo de investimento e deseja saber mais sobre como funciona, prossiga com esta leitura, que explicaremos tudo para você. 

Afinal, o que é fundo ouro?

O investimento em fundo ouro, funciona da mesma forma que os outros tipos de investimentos. A administração é feita por especialistas qualificados na área e esse investimento reúne recursos de diversas pessoas.  Os lucros adquiridos são divididos entre os participantes, na proporção do valor aplicado por cada um. 

A burocracia para investimento no fundo ouro é bem menor, já que o investidor conta com uma equipe pronta e especializada que escolherá todas as estratégias ideais para potencializar seu lucro. Vale ressaltar que os fundos de investimento em ouro possuem alta liquidez. 

Há diversos tipos de fundos de investimento em ouro e suas diferenças entre eles é, sobretudo, a estratégia de alocação do gestor responsável pelo fundo. Conheça a seguir as principais estratégias:

  • Fundo ouro em real: Aplica-se somente em ouro, através de contratos futuros.
  • Fundo ouro em real + CDI: Seu foco é atingir os melhores resultados de acordo com a permutação do valor do ouro com acréscimo do CDI, visando no médio e longo prazo. 
  • Fundo de ouro + dólar:  Não existe proteção para as oscilações do dólar. Este aplica-se em ativos que acompanham a variação do ouro em dólar. É importante destacar que a moeda sofre mudanças de preço todos os dias, por isso, é necessário estar acompanhando de perto as mudanças desse tipo de fundo. 

Como funciona?

Como mencionado mais acima, o investimento em fundo ouro, funciona como qualquer outro tipo de investimento dessa mesma categoria, a única diferença está somente no ativo que é negociado.  Pois os investidores adquirem cotas e se tornam cotistas. As decisões de alocação de patrimônio investido são feitas pelo administrador de fundos. 

Qual a rentabilidade?

O retorno de investimento em fundo ouro, pode ser bem maior em momentos de crises, se formos comparar com os outros tipos de investimento que trazem mais segurança para a carteira, como os de renda fixa por exemplo. Esta pode ser uma boa alternativa para quem está em busca de estabilidade de suas aplicações a longo prazo. 

Volatilidade e liquidez

O ouro é um ativo excepcionalmente volátil. Isso por sua precificação que acontece todos os dias. Com isto, é necessário que você esteja ciente que o valor do ouro pode variar bastante, especialmente se escolher comprar ouro na bolsa de valores.  

Os fatores que podem sensibilizar sua cotação são:

  • Situação macroeconômica;
  • Oferta dos extratores;
  • Demanda do mercado. 

Contudo, se você estiver tranquilo em relação a essas variações diárias, não haverá nenhum problema. 

Qual é o custo desse investimento?

São a taxa de administração e taxa de performance – se houver- que será cobrada somente se caso a rentabilidade do fundo seja maior que o índice atrelado a ele. 

Investimento em fundo ouro vale mesmo a pena?

Esse tipo de investimento, funciona como uma proteção ao seu dinheiro, principalmente em momentos de crise e inflação alta, pois, falando historicamente, o ouro tende a ser mais valorizado ainda, quando a economia do país não vai nada bem e existem muitas incertezas no mercado. Veja a seguir as vantagens desta aplicação:

  • Liquidez: O ouro é um ativo reconhecido e negociável mundialmente, portanto, pode ser facilmente convertido em dinheiro quando você desejar resgatar do fundo. 
  • Menores custos: Com diversos investidores, os custos de negociação dos ativos no fundo são reduzidos.
  • Diversificação:  Este ativo é uma opção bastante interessante para diversificar a carteira de investimentos, principalmente em momentos de instabilidade do mercado, como mencionado mais acima. 
  • Gestão Profissional: Não é necessário estar sempre acompanhando o valor ativo para definição de suas estratégias. 

Vantagens de investimento em ouro

Há diversas vantagens de investimento em ouro, listamos a seguir algumas delas.

  • Aceitação internacional;
  • Proteção em momentos de crise;
  • Proteção contra inflação; 
  • Correlação negativa com a bolsa;
  • Correlação positiva com o dólar.

Para um melhor entendimento, vamos explicar como cada uma dessas vantagens influenciam no dia a dia do investidor. 

A primeira vantagem, refere-se ao fato de que o mercado financeiro mundial reconhece a importância e o valor do ouro. Pois ele é um bem natural finito e, assim, sua cotação é menos variável do que a de outras moedas, por exemplo. 

A segunda e terceira vantagem são bem parecidas, pois a cotação do ouro está relacionada ao valor do dólar. O que nos leva às duas últimas vantagens, correlação negativa e positiva com o dólar. Pois diferentemente das ações, as interferências, ou seja,  as chances de falha e oscilações, são bem menores. contudo, não há somente vantagens no mundo dos negócios, por isso é importante e necessário analisar seu momento e verificar o que te atende no presente. 

O investimento em ouro é seguro?

Pelo fator da cotação do ouro depender das variáveis, ela acaba sendo bastante volátil. Além do mais, esse não é um tipo de aplicação de baixo risco, então é necessário mesmo assim ter cautela.

Para diversos economistas, apostar em ouro deve ser um tipo de investimento em longo prazo, cerca de um a três anos. Durante esse tempo, você pode explorar também outros produtos que dão resultados mais rapidamente. É possível definir momentos bons para se investir em ouro, como quando o dólar não está tão em alta ou em baixa, por isso a estabilidade econômica é essencial e precisa para proteção do seu capital e minimização dos riscos de desvalorização do produto no Brasil. 

Sabemos bem que o ouro é um objeto bastante desejado há milhares de anos,  e dificilmente irá causar grandes estragos e danos financeiros se negociado da forma certa. 

Quem pode realizar o investimento em fundo ouro?

Este tipo de investimento é ótimo e indicado para quem busca uma estabilidade de suas aplicações no longo prazo ou para proteção em momentos de grandes oscilações no mercado. 

Como investir?

Investir em fundo ouro não é difícil, você pode buscar uma empresa que trabalhe com compras e vendas de ouro, porém é necessário que você busque uma empresa, que seja responsável, tenha boas recomendações e seja segura, como a Ouro Câmbio, que trabalha com esse tipo de investimento. Por meio desta empresa, você conseguirá investir em seu fundo ouro de forma segura e rápida.