As alianças de casamento personalizadas são jóias que carregam um grande e importante significado para o casal, algo em que eles guardarão para sempre e os ajudarão de alguma forma sempre que olhar lembrar daquele momento tão único e especial em suas vidas. 

As personalizadas podem ser algo relacionado à história, características que tenham em comum, iniciais dos nomes, os nomes dos noivos ou a data do início de tudo ou do próprio dia do casamento. O importante é ser algo, que seja marcante e a cara dos noivos. E para você que ainda está em dúvidas de como personalizar e como funciona a personalização das alianças, continua aqui que te explicaremos tudinho!

A escolha do design

Os pedidos de um desenho bem específico e direcionado para algo que o casal deseja tem crescido bastante nos últimos tempos, há casais que optam por exclusividade no desenho, mas também há outros que preferem apenas ter o primeiro modelo. Em casos como esses, após o casamento, o desenho entra para o catálogo oficial da marca. É importante o casal escolher algo que seja mais a cara deles, algo que seja memorável para ambos. 

As maiores tendências

Com o aumento de alianças personalizadas, há algumas tendências dessas joias que são usadas e pedidas por muitos casais. Por exemplo, o ouro amarelo continua possuindo uma grande prevalência em alianças personalizadas.  E além dessas, há outras cores que também costumam fazer um enorme sucesso nessas joias personalizadas para casamento, que são: ouro branco, ouro champagne e o ouro rosé. 

Outro grande fator de tendência é o formato das alianças personalizadas, que mudaram de finas para cada vez mais largas, o que está chamando bastante atenção.  Dessa formas, as alianças passaram de simples aros de ouro para um mais encorpado e mais parecido com os anéis, visto que também estão mais pesadas. Vale lembrar também que, o valor das alianças de casamento personalizadas dependerá bastante da quantidade e tipo de ouro utilizado, que está diretamente ligado à largura e ao tamanho das joias. 

Como encomendar?

É normal que haja dúvidas quando se faz uma personalização de uma qualquer tipo de joia, como por exemplo, “por onde devo começar?”. A primeira coisa a se fazer é definir uma ideia que você deseja materializar. Tente reunir o máximo de todas as informações que você possui sobre o que quer e como quer. Este resumo completo de informações é conhecido como briefing e sua função é apresentar ao seu joalheiro de confiança, o que exatamente você espera receber para que ele possa elaborar um projeto, fazer um orçamento e estimar um prazo de entrega. 

Para uma ideia de briefing, tente definir, ainda que em linhas gerais:

  1. Como será a sua aliança

O primeiro passo a se dar, é contar ao designer como você deseja que seja a sua aliança personalizada. Não quer dizer que seja preciso que você chegue com a ideia toda montada, muito pelo contrário, você só precisará orientar o profissional para que ele possa começar a criação. 

  1. Informe seu prazo

Uma informação extremamente necessária que não pode faltar em seu Briefing, é o prazo de entrega final da sua aliança personalizada. Defina uma data concreta para que a equipe de produção e de criação possam se organizar e se planejar bem para produzir sua aliança com tranquilidade e dentro do prazo previsto.

  1. Defina seu orçamento

Uma importante informação do briefing é a estimativa de orçamento. Você define qual é a faixa de investimento disponível e ideal para sua aliança. 

É possível que essa parte seja um pouco complicada para quem não possui uma familiaridade com o ramo. Todavia, tente estimar o valor que você está disposto a investir. Pois desta forma, o profissional poderá projetar o melhor resultado considerando todos os fatores, que podem influenciar na seleção de materiais, quantidades, bem como os traços e medidas da aliança.

Formatos para alianças personalizadas 

Este tipo de aliança apresenta um universo reduzido para criações quando comparado com outros tipos de jóias, porém, apesar disso, é possível alterar o seu formato, texturas e o formato do aro, conferindo personalidades às alianças sob encomenda. 

Elas devem ser ergonômicas e funcionais. No momento do projeto, preste atenção se a aliança exclusiva possui pontos que podem: 

  • Acumular sujeira;
  • Sobressalentes que podem agarrar em tecidos;
  • Volumes que podem impedir o fechamento dos dedos. 

Metais para a sua aliança

É comum o pedido e utilização do ouro amarelo. Já quando se quer fugir desse padrão, há limitações disponíveis no mercado. Portanto, as alianças sob encomenda são uma boa opção para quem quer alianças em platina ou em ouro branco. 

Elas podem ser produzidas em todos os tipos de tonalidade de ouro, incluindo o rosé e o champanhe. Inclusive essas opções são especialmente lindas e até incomuns para alianças de casamento, perfeito para quem gosta de inovar. 

Há opções de alianças produzidas de prata, aço e tungstênio, porém estas são raramente usadas para casamento. Para as pessoas que consideram fazer suas alianças customizadas com outros metais, a dica é realizar uma pesquisa e certificar-se se esse material possui durabilidade e segurança necessária, essa dica serve também para quem deseja investir em uma aliança de ouro, busque por fornecedores de qualidade e que trabalham com responsabilidade e produtos duráveis. E para você que optar pelo investimento em ouro conheça a Ouro Câmbio, lá você poderá realizar a compra sem medo algum. 

Conclusão

Sabemos bem que ousadia é bom, mas conforto também é. É óbvio que o objetivo principal de se fazer uma aliança personalizada é ser bem criativo e realizar um desenho único e com um enorme significado pessoal. Porém é importante sempre lembrar que as alianças são peça para serem usadas diariamente e por bastante tempo. Pois as alianças personalizadas da mesma forma que as tradicionais, tendem a agradar ainda mais quando são fáceis de serem usadas no dia-a-dia e vestem bem com as demais peças. Portanto, pensem bem em algo do qual você não se cansa de ver e que vai continuar a combinar com as outras jóias.