A mineração, é uma parte importantíssima da atividade do setor industrial, pois consiste na extração e beneficiamento de minérios.

É a pratica responsável por extrair minérios da natureza para uso comercial, e que consiste também, na pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minérios presentes no subsolo. A porção rochosa do planeta Terra é composta por rochas, que, por sua vez, são compostas por minerais.

Alguns desses tipos de minerais e rochas são considerados valiosos por terem algum tipo de utilidade econômica como o ouro, por exemplo, e que faz com que eles tenham um maior valor no mercado, são os chamados minérios.

Mineração

A mineração é uma atividade do setor econômico indispensável ao desenvolvimento socioeconômico, pois a maioria dos produtos e recursos utilizados pela população provém dessa atividade pela geração e distribuição de matérias-primas, que são recursos utilizados na fabricação e produção de mercadorias, geralmente industrializadas.

A mineração é também, classificada, como uma prática de extrativismo, uma vez que ela se caracteriza pela retirada de uma recurso natural de seu ambiente.

Mineração de ouro

A exploração do ouro remonta aos tempos do Brasil colônia, o ouro era encontrado nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Antigamente, os mineradores que iam em busca do ouro, procuravam ouro contando com a sorte, em meio aos leitos dos rios e rochas. À medida que a tecnologia foi avançando, novas formas e técnicas de exploração e extração de ouro tornaram a mineração mais precisa.

Onde são encontrados os minérios de ouro?

A maior parte dos minérios, em sua forma sólida, são encontradas em regiões geológicas chamadas de escudos cristalinos, que são também conhecidos como crátons e maciços antigos.

Esses tipos de localidades apresentam rochas magmáticas e metamórficas como basalto, granito e mármore, e junto a elas há uma grande quantidade de minerais preciosos como o ouro. Nas bacias sedimentares, a atividade mineradora encontra o petróleo, o gás natural, carvão mineral e o calcário.

A formação de jazidas minerais na natureza é bastante longa, podendo levar milhões de anos para acontecer, mas pode esgotar-se em um curto período de tempo, dependendo da localidade.

Já para quem busca a realização da compra, venda e investimento em ouro, a principal, mais indicada e confiável meio para esse tipo de comercialização é através da OuroCambio.

Como acontece a mineração de ouro?

Estudos topográficos são realizados na área, com o intuito de analisar as amostras do minério antes de iniciarem as perfurações. A segunda etapa do processo, refere-se à extração do minério de ouro, seguida pela terceira etapa, conhecida como beneficiamento do ouro.

A última etapa representa a preparação do minério por meio da britagem (é o processo em que o minério é reduzido em pedaços menores), do peneiramento, moagem e classificação.

Finalizada a etapa de beneficiamento, inicia-se a fase de concentração, podendo esta ser gravítica ou por meio da flotação.

Conclusão

A mineração é de fato, uma suma importância para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, pois é também, a atividade econômica que compreende as etapas de pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minerais.

A mineração ocorre através de estudos topográficos, realizados na própria área, com o desejo de analisar de forma completamente detalhada as amostras de minério antes de dar inicio a perfuração, como você pôde ver no texto a cima.