O ouro e latão são dois tipos de metais que possuem bastante brilho e uma coloração amarelada e saber distinguir entre eles pode ser uma tarefa um pouco difícil para algumas pessoas que não possuem uma certa experiência.

Mas, felizmente há algumas formas de saber diferenciar o ouro e latão, caso você saiba bem procurar, normalmente encontrará alguns sinais que facilitarão a identificação. Também é possível realizar testes nas propriedades físicas e químicas do metal para conseguir determinar se é de fato ouro ou latão.

E para ajudar você a saber como identificar a diferença entre o ouro e latão, você conseguirá ver abaixo as melhoras formas para conseguir distinguir de cara a diferença entre esses dois metais.

Diferenças entre o ouro e latão

Há algumas peças de latão que são utilizadas em eletrônicos, na sucata eletrônica e algumas são confundidas bastante como se fossem ouro, mas não são. Normalmente no bloco e alojamento de laser e diodo são de latão e eles são encontrados sobretudo nos leitores de disco CD dos computadores e nos eletrônicos.

É possível encontrar também, em algumas placas de telefone celulares principalmente do tipo flip, onde há barramento em latão que muitos pensam se tratar de ouro, mas na verdade é apenas latão, pinos e peças de contatos. Sendo que alguns são revestidos com uma fina camada de ouro, cujo melhoram as passagens de dados ou energia.

Existem também os pêndulos que são utilizados para detectar ouro, que são feitos a partir do latão. Os melhores são da liga Aich, já na maioria dos pêndulos não se conhecem as ligas.

Por muitos anos, o ouro foi usado em joias, ornamentos de reis e rainhas, como por exemplo, moeda e também no comércio de moedas. Esse metal é amarelado, brilhante e super macio, mas também possui um caráter físico bastante denso.

O ouro é um metal raríssimo e grandemente precioso, é encontrado na natureza em veios de quartzo e depósitos aluviais secundários como um tipo de metal livre ou em estado combinado. Esse metal jamais enferruja, o que explica ainda mais a inércia química do metal que impede a oxidação em condições normais.

Como distinguir

Veja como distinguir o ouro e latão:

Observe a coloração

Embora a cor do ouro e latão sejam semelhantes, o ouro é de fato mais amarelo e brilhante. Já a cor do latão é mais opaca e o amarelo não é tão vibrante como o ouro puro. Contudo, se o ouro for misturado com outros metais, esse método pode ser menos eficaz.

Toque-o com a utilização de um imã

Diferente do latão, o ouro não interage com o imã. Logo, a melhor forma de descobrir se é latão, é aproximando um imã no outro metal e assim observar se ele irá atraí-lo, caso haja uma atração, aquele metal é apenas latão, caso não ocorra nada, será ouro.

Arranhe o metal em uma superfície de cerâmica

O ouro é um tipo de metal, bastante macio e quando arranhado em um superfície de cerâmica, ele deixa uma rastro dourado. Já o latão, é um tipo de metal mais duro e deixará um rastro preto. Para isso basta pressionar o metal na superfície de cerâmica não polida e em seguida arrastá-lo.

Onde encontrar ouro

Sabe-se bem que o ouro é um metal altamente valioso, precioso e raríssimo e é um metal perfeito para investimentos, pois é um excelente ativo financeiro. Portanto, se você busca ouro, seja para compras, vendas ou para iniciar um investimento; saiba que a OuroCambio é a melhor fonte para você buscar o ouro de forma segura e rápida.

Conclusão

O ouro e latão podem realmente ser semelhantes em cor e brilho, mas agora você pôde ver como diferenciá-los de forma rápida e simples, em casa mesmo se preferir. E lembre-se caso você esteja à procura de ouro, a OuroCambio é uma empresa com experiência de mercado e segura.