As alianças, são algo a ser guardadas e recordadas por um longo tempo, e de alguma forma, precisam de um cuidado e atenção, para que possa possuir maior durabilidade e brilho. Mas o que fazer em caso de aliança de ouro escurecer? É possível?

Essa é uma dúvida bastante comum, e para responder de forma simples e rápida:

A resposta é sim, é possível que uma aliança de ouro venha escurecer com um determinado tempo. Tanto a prata quanto o ouro, são metais nobres sujeitos à oxidação, que é uma formação de camadas escuras ou manchas na superfícies da peça.

O Ouro 750 ( 18K) apresenta uma resistência bem maior à oxidação, se for comparado aos outros metais, como o cobre e a prata.

O que é oxidação?

Nada mais é que a reação entre moléculas do próprio metal e o oxigênio, sendo acelerada muitas vezes seguidas na presença de alguns determinados produtos químicos, como:

  • Perfume;
  • Suor;
  • Materiais de limpeza;
  • Hidratantes.

Todos esses tipos de produtos químicos, podem causar o escurecimento de sua aliança de ouro.

Esse processo é reversível?

Calma, que temos uma ótima noticia para você!

Não se preocupe, pois o processo de oxidação em alianças de ouro, é completamente reversível. Para isso basta levar sua aliança para um joalheiro de confiança, e pedir para que seja feito um polimento em sua aliança de ouro. E assim, ficará novinho em folha e com seu brilho incrível.

Vale lembrar também, que casos leves de oxidações podem ser reversíveis em casa mesmo, também.

Como limpar minha aliança em casa?

Você pode realizar a limpeza de sua aliança das seguintes formas:

  1. Água morna e detergente: Essa dica é bastante simples, pois, você precisará somente de uma água morna e um pouco de detergente para fazer a limpeza de sua aliança. Sendo assim, ferva água e logo após adicione pequena quantidade de detergente em um outro recipiente pequeno. Misture o detergente, até aparecer espumas e, em seguida, deixe a aliança de molho até a água começar a ficar mais morninha. Tendo feito isso, pegue uma escova de cerdas macias e esfregue a sua aliança com bastante cuidado e leveza. Finalize com um pano seco!
  2. Pasta de Dente e bicarbonato de sódio: Misture 1 colher pequena de bicarbonato de sódio com 2 colheres do mesmo tamanho de pasta de dente. Passe a mistura em sua aliança e esfregue levemente com uma escova velha e macia. Depois, é só lavá-la com uma água corrente e prontinho!

Dicas de ouro

Caso tenha gostado de nossas dicas sobre o que fazer com sua aliança de ouro em caso de escurecimento, deixaremos mais uma dica de ouro aqui para você.

Se você desejar realizar a venda de joias de ouro, alianças de ouro, investimentos de ouro ou compra, apresentamos a você a OuroCâmbio.

Uma empresa que trabalha com compras e vendas de ouro, da forma que você precisar. Aproveite e conheça mais uma dica nossa, feita especialmente para você!

Conclusão

Agora você não precisa mais se preocupar caso sua aliança venha escurecer do nada, com essas dicas maravilhosas e fáceis já dá para saber bem o que fazer. Não é mesmo?!

E não se esqueça: caso precise ou planeje fazer um investimento, compra ou venda em ouro, já sabe onde encontra!