O seguro viagem, é um serviço que oferece aos passageiros vários benefícios ao decorrer da viagem, por exemplo, assistência médica, seguro em trânsito, extravio de bagagem, entre outras. Seja elas em destinos nacionais ou internacionais.

Esse seguro, pode ser exigido para entrada em alguns países, à exemplo a Europa que integram o Acordo de Schengen.

É possível encontrar em alguns determinados seguros e viagem, aquele que se propõe a proteger as pessoas ao decorrer da viagem, e que costuma não ser devidamente valorizado. Parece que, por ser preventivo, ele normalmente é visto como algo dispensável. Afinal, só é usado quando surgem problemas, no entanto, é hora de mudar essa percepção!

A contratação do seguro, é uma parte fundamental das preparações para qualquer viagem, pois sem ele, você não pode e nem deve arriscar negócios, féria em família, nem mesmo momentos de relaxamento. Logo, é melhor e necessário tomar logo essa previdência para não perder grandes oportunidades, não é mesmo?

Para entender melhor como funciona o seguro viagem e sua grande importância, convidamos você a seguir com esta leitura.

Importância do seguro viagem

Se você não deseja ser pego de surpresa em uma viagem, ainda mais se for sua primeira viagem, é importante ter em mente que é preciso fazer uma reserva de segurança, até contra gastos extras.

Em um contexto de viagem, é necessário lembra do tempo de planejamento como parte importante do processo. Quanto mais especial é o deslocamento, maiores são os cuidados que ele requer. Imagine que você esteja sonhando com um período de férias em família: pais, filhos e avós, todos juntos, para um lugar agradabilíssimo e super distante. Nesse cenário, você prepara uma checklist de cuidados e a segue, incluindo, por exemplo:

  • Busca antecipada de passagens;
  • Pesquisa por pacotes mais econômicos;
  • Procura por referências para uma hospedagem segura e confortável;
  • Pesquisa de serviços de transporte locais, como locações, táxi ou Uber;
  • Separação da documentação necessária para cada viajante;
  • Preparação de mala com roupas suficientes para o período e condizentes com o clima local;
  • Identificação e chaveamento das bagagens;
  • Reserva financeira para gastar durante a viagem;
  • Separação de medicamentos de uso contínuo.

Com está lista tudo ok, é impossível dar algo errado, concorda? É preciso pensar muito bem antes de dizer que sim. Tudo bem que, o que você menos deseja é que, depois de meses de preparo, algum imprevisto durante a viagem, coloque abaixo toda a logística programada. Na prática, porém, não há garantias.

Basta uma emergência médica ou uma mala extraviada para estragar seu planejamento. E isso vale tanto para uma viagem em família como para uma lua de mel ou mesmo para um período sabático.

Inclusive, para quem realiza viagens para negócios, ou para trabalhos em minérios de ouro, o seguro saúde é algo essencial, em casos de acidentes.

E por falar em ouro, caso você esteja à procura por ouro ou busca investir nesse metal precioso e raro, o OuroCambio realiza venda e compras de joias de forma segura e confiável.

Como funciona o seguro viagem

O seguro viagem, tem um certo período de validade definido de acordo com a duração do seu deslocamento. Ele protege o segurado contra eventualidades cobertas e suas consequências. A contratação é feita juntamente a uma seguradora idônea e autorizada a funcionar pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que regulamenta as companhias de seguro.

Um seguro viagem, dá suporte exatamente nas situações que podem prejudicar seu cronograma, estragando oportunidades únicas e ocasiões importantes. Como veremos a seguir, as cobertas oferecidas protegem o contratante diante de incidentes dos mais corriqueiros aos mais graves, fornecendo a assistência necessária para não prejudicar ou até interromper a viagem.

Inclusive, alguns destinos internacionais exigem a contratação de um seguro viagem. Pois, sem ele, o turista poderá ter que voltar do aeroporto mesmo, retornando para casa sem sequer colocar os pés em solo estrangeiro. Portanto, é melhor não correr esse risco, não é mesmo?

Conclusão

Há diversos tipos de seguros viagens, para descobrir o que você mais precisa, é importante avaliar bem as condições da sua viagem. O que pretende fazer durante a estadia no destino, quem irá acompanhar você e quais são os possíveis riscos do local a ser visitado. Tudo isso, embora pareça algo demasiado, é importante ser levado em conta antes de realizar uma viagem, pois serve como uma forma de proteção.

Busque, portanto, todas as informações dos tipos de seguro viagem que existem e quais são perfeitos para sua viagem.