O ouro pode até parecer ser uma forma e meio antigo de investimento, mas você sabia que ele pode ter um enorme e muito importante papel na sua carteira de ativos?

O ouro ainda hoje é considerado como um excelente ferramenta de reserva de valor. Ou seja, em momentos de crise, como a que vivenciamos nesses últimos tempos, por conta da Covid-19, este papel chama bastante e ainda mais atenção dos investidores.

Não é por acaso que o esse metal precioso e raro têm ocupado bastante um lugar de maior destaque no noticiário econômico atualmente.

Em meio a pandemia, o ouro passou de US$ 2 mil a onça troy. Em tempos de quedas na bolsa de valores, com Ibosvespa caindo em mais de 3% (próximo às 13h), com ameaça de quebra da chinesa Evergrande e desdobramentos pelo mundo, o ouro sobre 0,52% cotado a US$ 1,762 mil.

Para que você possa compreender em detalhes como o ouro pode ser usado como instrumentos de proteção na pandemia, veja a seguir qual a importância.

Importância do ouro

O ouro, ao decorrer do anos, tem sido usado pela humanidade como reserva de valor ao longo dos séculos. Porém, muito mais além de ser sinônimo de luxo e riqueza, o ouro ainda funciona como um ativo de valor que sobe em períodos de turbulência econômica.

Isso acontece, porque muitas pessoas buscam o ouro para proteger sua carteira de investimentos contra as oscilações do mercado financeiro. As pessoas que possuem investimentos em renda variável sabem bem que seu dinheiro está aberto à grandes riscos financeiros de mercado. Por isso, quando conseguem identificar que o mercado pode passar por alguma queda, a tendência é que vendam uma parte dos seu investimentos e aloquem estes recursos em ouro. Sendo assim, conseguem preservar o dinheiro que possuem, e ao mesmo tempo ter liquidez.

Ou seja, o ouro é facilmente comprado e vendido em todo o mundo, e é isso que garante liquidez. Em contrapartida, a mesma situação não aconteceria se caso o investidor comprasse um imóvel. No caso do imóvel, o investidor garantiria sua reserva de valor, mas não teria liquidez.

Para você ter a ideia da real importância do ouro, toda a economia global era vinculada ao uso do metal por volta de 1815 e 1914. Neste período, o valor da moeda de cada país correspondia às reservas do metal precioso que ele mantinha.

Como investir em ouro?

Um dos produtos mais indicados para isso são os fundos de investimentos em ouro, e você pode realizar esse tipo de procedimento, de forma simples, rápida e extremamente segura por meio da OuroCambio.

De acordo com um assessor e investimentos da EQI, os fundos de investimentos de ouro, trabalham com grandes volumes e por isso conseguem obter bons preços na negociação pelo metal. Eles seguem a lógica diferente de outros tipos de investimentos. Em vez de pagar algum tipo de prêmio ao investidos, eles variam juntamente com a cotação dos ativo.

Conclusão

Resumindo aos investimentos, os fundos de ouro sobem juntamente com a valorização do metal, o que em outras palavras, são boas opções para manter uma uma parcela dos investimentos. Investir em ouro em meio a crise é a melhor e mais eficácia opção dos investidores.