O processo de enviar encomendas para o exterior pode parecer ser uma tarefa assustadora e difícil, inclusive para quem nunca realizou esse tipo de procedimento. Até para quem já está acostumado com esse tipo de tarefa, às vezes tem dúvidas sobre o despacho de itens via Correios ou transportadoras privadas .

Porém, pode ficar tranquilo, pois a dúvida e o medo é algo completamente normal, e estamos aqui justamente com o intuito de ajudar você a entender como realizar envios de encomendas para fora do país.

Como enviar encomendas?

Quando o assunto é envios de encomendas para o exterior, a primeira coisa a vir a mente é Correios ou transportadoras privadas, cujo são as principais maneiras de enviar encomendas no Brasil. Mas para envios internacionais, as mais faladas e utilizadas são a DHL e FedEX. Cada empresa tem suas próprias regras, mas todas elas precisam de algumas informações básicas para aceitar qualquer pacote como:

  • CEP de origem;
  • CEP de destino;
  • Peso de pacote;
  • Dimensão do pacote (Altura, largura, comprimento).

Se você estiver enviando como pessoa física, vai precisar preencher apenas uma declaração de produtos em específico podem requerer documentos adicionais, de acordo com as regras de cada transportadora.

Para pessoa jurídica é necessário a apresentação da nota fiscal do produto e, para alguns produtores específicos, documentações alfandegários.

Quais as opções de envio de encomendas para o exterior

Para realizar o envio de encomendas para o exterior você pode utilizar o serviço dos correios ou das Transportadoras Expressas Internacionais como:

Existem 3 fatores que estão envolvidos nesta escolha:

  1. Prazo;
  2. Preço;
  3. Segurança.

Os prazos de envios e preços, podem variar bastante dependendo da empresa escolhida e do país de destino, então é sempre importante consultar antes todas as opções disponíveis para avaliar o custo x benefício da forma de envio.

Os envios econômicos dos Correios são os que possuem o maior prazo de entrega, mas apesar disso nem sempre é o mais barato. Por isso, é preciso estar atento.

Um bom exemplo disso, é o envio de documentos para os Estados Unidos, o envio econômico dos Correios tem praticamente o mesmo preço de um envio pela DHL Express, mas o prazo chega a ser 3 vezes maior.

Considerando ainda o exemplo dos Estados Unidos, se você tem muita urgência no envio de encomendas para o exterior, pode ser que a FedEX Expres seja a melhor opção, já que ela mantém voos com frota própria com destino aos Estados Unidos com salários regulares do Brasil.

É seguro?

Quando o assunto é segurança, é importante considerar 3 fatores: qualidade da embalagem, para não ocorrer danificação, rastreamento e segurança.

No caso dos Correios a embalagem fica por sua própria conta, no caso da DHL Express e a FedEX Express, as empresas fornecem embalagens adequadas ao transporte de forma gratuita na contratação. E o rastreamento também está disponível em todos os serviços.

Conclusão

A melhor forma de envio de encomendas para o exterior levará bastante em conta o preço e prazo de entregas e em especial o prazo da entrega e atrasos nos envios.

Irá variar também, o tipo de encomenda que você estar a enviar, e é importante levar em consideração a segurança do seu produto, pois em casos de algo valiosíssimo como joias de ouro, a segurança deverá ser sua prioridade.

Pois, como o exemplo de joias de ouro, é claro que você não desejará perder algo tão valioso dessa forma, não é mesmo?

E falando em ouro, para quem busca realizar compras de ouro, joias de ouro e vendas, o OuroCambio, é a empresa ideal para você, acesse o site e conheça todos os grandes benefícios de venda e compra que o OuroCambio possui.