O ouro acabou se tornando um dos metais mais conhecidos mundialmente, levando em consideração as suas características únicas, que chamam a atenção da população desde a antiguidade, onde o ouro era considerado uma forma de pagamento ou moeda de troca. Por conta disso, diversas pesquisas sobre o valor da grama do ouro em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e outros lugares podem ser observadas na internet.

A sua importância e valor fizeram com que muitas pessoas se preocupassem com a influência que o ouro está tendo atualmente no mercado, exclusivamente os investidores e analistas, já que o ouro tem um forte papel em algumas áreas de investimentos.

Na atualidade, onde estamos vivenciando diversas situações de riscos e movimentações precipitadas do mercado, as pesquisas e questionamentos sobre o ouro aumentaram ainda mais, já que o ouro chama a atenção de investidores que buscam por investimentos seguros, principalmente em momentos de crise, como uma pandemia.

Como o valor do ouro é definido?

Pode-se dizer que o ouro possui diversas particularidades que o difere de demais ações, fundos e investimentos. Tais particularidades vão desde a definição do seu valor até as maneiras de se investir disponíveis presentemente.

Algo que muitas pessoas não sabem, é que o valor do ouro é definido de acordo com o commodity metálico, presente na Bolsa de Valores de Nova York, a base que ficou completamente responsável em definir a cotação deste metal.

Como se já não bastasse, para saber o real valor do ouro na atualidade, além de conferir o commodity metálico, também é necessário realizar a conversão do dólar, tendo em vista que essa é a principal moeda de Nova York.

Por conta disso, diversos brasileiros que buscaram saber o valor da grama do ouro em Salvador e investiram no mesmo antes da pandemia, conseguiram observar uma grande crescente em seu valor nos últimos 2 anos, já que o dólar teve um aumento superior a 30% durante este tempo, trazendo assim, lucros consideráveis para estes investidores.

Qual o valor médio do ouro na atualidade?

Já que o seu valor está baseado no commodity metálico, no qual está presente na bolsa de valores, é de se imaginar que o seu valor sofre mudanças e variações a todo tempo, sendo quase impossível dizer o valor exato do ouro na atualidade.

Entretanto, ao observarmos as últimas alterações que o valor da grama do ouro em Salvador e em todo o resto do Brasil, pode-se calcular uma média, para assim, ter uma base mais segura da sua cotação.

No Brasil

Levando em consideração o que foi descrito acima, é possível afirmar que durante o mês de março de 2022, a grama de ouro no Brasil está custando em média R$ 300,00. Vale dizer que em comparação aos últimos meses, este valor acabou regredindo, já que o dólar teve uma queda nos últimos dias.

No exterior

No Brasil, o valor do ouro costuma ser calculado de acordo com a sua grama, entretanto, no exterior, principalmente nos Estados Unidos, este valor é definido de uma maneira diferente, já que eles não utilizam a grama como unidade de medida nesta situação, mas sim a onça-troy.

Tendo isso em mente, pode-se afirmar que hoje, o ouro no exterior está custando US $1.923.93 para cada 5.24 onças-troy.

Qual o verdadeiro valor da grama do ouro em Salvador hoje?

Mesmo sabendo que o valor do ouro é extremamente variável, sofrendo diversas alterações durante o dia, muitas pessoas ainda possuem a curiosidade de saber o verdadeiro valor da grama do ouro em Salvador no dia de hoje. 

Sendo assim, realizando uma breve pesquisa na bolsa de valores de Nova York, juntamente com o gráfico de cotação do dólar, pode-se afirmar que hoje, a grama de ouro está custando R$ 303,22.

Por que eu deveria me preocupar com o valor do ouro?

Como citado, o ouro pode ser considerado como uma forma de investimento segura, sendo uma opção extremamente procurada durante os momentos de crise, algo que poderá lhe ajudar a manter uma boa saúde financeira futuramente em situações diversas.

Além disso, o ouro também acaba tendo uma influência direta com o valor de joias e demais materiais, objetos ou instrumentos que o utilizam em sua fabricação, e por conta disso, é fundamental que você busque sempre se atualizar sobre o valor da grama do ouro em Salvador.