Até os dias de hoje, a lixiviação do ouro realizada com a utilização do cianeto de sódio (NaCN) diluído em água, é o método favorito da grande maioria das mineradoras do mundo.

O cianeto possui a capacidade de oxidar e dissolver o ouro, produzindo um sal solúvel a base de ouro, sódio e cianeto. Esse metal puro é, posteriormente absorvido em filtros de carvão ativado, extraído, purificado e fundido.

A utilização de cianeto de sódio nas minas é extensivo e a produção mundial desse produto químico supera as 50.000.000 toneladas ao ano.

Porém, o uso do cianeto é tóxico, pois se trata justamente de um produto forte e tóxico, causando danos à saúde e a natureza.

Veja a seguir tudo sobre os métodos de lixiviação do ouro.

Cianeto como método

O cianeto é facilmente oxidável quando é exposto ao meio ambiente, há certos minerais e compostos químicos chamados, apropriadamente de cianicidas. É por esse motivo que, na cianetação a mistura tem que ser constantemente regenerada recebendo uma adição de cianeto e cal para não perder o efeito.

O processo de regeneração, é o principal custo da maioria das minas, custos esse que aumenta na presença do ar, do cobre e de materiais carbonosos.

Quando esse produto químico tóxico é jogado no meio ambiente tende a se oxidar em alguns dias apenas, formando o cianeto em um produto menos tóxico que reage com carbonatos e é posteriormente neutralizado.

Mesmo que o cianeto seja degradado à luz do sol em poucas horas, o mesmo ocorrido não acontece com os cianetos e tiocianetos que podem permanecer por anos no local, poluindo em menor extensão o meio ambiente liberando continuamente metais tóxicos às águas subterrâneas.

Pelo fator de sua toxidade potencial e efeito devastador, o uso do cianeto é altamente debatido e possíveis substitutos estão sendo cada vez mais buscado e analisados.

Lixiviação do ouro com tiossulfato

A lixiviação do ouro com a utilização do tiossulfato, já é conhecida há décadas e, finalmente, nos dias de hoje está sendo utilizada em grande escala por um grande minerador de ouro. A principal vantagem do uso do tiossulfato é a sua baixa toxidade e grande eficiência no uso em minérios ricos em carbono e em elementos cianicidas.

Um método de lixiviação do ouro a base de tiossulfato com extração desse metal por resina em polpa, foi desenvolvido pelo SGS. Esse novo método de lixiviação do ouro, coloca o tiossulfato como uma alternativa boa e econômica comprado ao cianeto.

Um dos pontos positivos do tiossulfato, está na redução de impacto ambiental quando comparado com a cianetação. Na verdade, os principais componentes são o tiossulfato de amônia, cálcio e o sulfato de amônia – também utilizados como fertilizantes.

Embora o uso de cianeto de sódio seja o método de lixiviação de ouro nomeado como o melhor, o tiossulfato quando comparado ao cianeto, passa a ser o mais econômico e menos prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

Encontrando ouro

Não é somente sobre o processo de extração, purificação e fundição que muitos buscam saber, mas também há diversas dúvidas quanto ao local certo de encontrar ouro seja para compra, venda, joias ou investimentos. Muitas pessoas que estão à procura por esse metal raro e precioso, buscam por uma fonte de venda segura, confiável e rápida.

E é por esse motivo que o OuroCambio, é o principal e melhor opção de muitos investidores e compradores, pois se trata de uma empresa séria que trabalha com vendas e compras de ouro de forma segura e rápida.

Conclusão

É possível concluir que o cianeto de sódio é o método favorito da grande maioria das mineradoras do mundo, logo torna-se o melhor meio escolhido para realizar a lixiviação do ouro, embora o tiossulfato seja um componente químico menos prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.