Quilate, afinal o que é? Provavelmente o ouro foi o primeiro metal a ser descoberto pelo homem e através da procura deste metal deu-se a origem do surgimento, desenvolvimento e conquista das primeiras civilizações conhecidas. Com isso podemos observar que o ouro trouxe diversas descobertas ao mundo e pensando nisso, decidimos trazer mais explicações de dúvidas existentes sobre o ouro, como por exemplo o tema de hoje: “ O que é um quilate” continua aqui que explicaremos tudo a você.

Entenda o significado do quilate de ouro

O ouro puro não é acostumado a ser utilizado em joias, por ser algo muito maleável e se deformar com bastante facilidade, por isso é adicionado um tipo de liga de outros tipos de metais para deixar o ouro mais rígido.

O k de quilate do ouro, representa a quantidade de ouro que é presente na joia. Ouro puro é 24K ou Ouro mil, logo uma joia de ouro de 18k significa, 18 partes de ouro + 6 partes de outros metais o que é = 24. 

Concluímos que o ouro 18k é o mesmo que o Ouro 750, pois são apenas padrões de medidas diferentes, ambos possuem 75% de ouro puro e 25% de outros metais. 

Quais os tipos de ouro e suas diferenças? 

O ouro possui uma cor amarelada brilhante em estado natural, ele é coincidentemente denso e tenro e dificilmente ele passa pelo processo de oxidação. Por ser bastante usado em joalherias, ele é ligado a outros metais. E por andar de mão dadas com o quilate, é praticamente impossível lidar com joias sem ouvir este termo. 

O termo quilate, é simbolizado pela letra K, que é nada mais que uma medida de pureza do ouro, como mencionado mais acima. O ouro ao ser misturado com outros tipos de metais acaba criando uma liga, ao qual, acaba mudando de cor, criando o ouro rose ou o branco. A cor será definida de acordo com a proporção de cada elemento químico adicionado à liga de ouro. veja a seguir algum dos:

  • Amarelo: ouro puro – 75% + prata – 12,5% + cobre – 12,5%;
  • Branco: Ouro puro – 75% + paládio – 25%;
  • Rosé: ouro puro – 75% + cobre – 22,5% + prata – 2,75%;
  • Negro: ouro puro  – 75% + cobalto – 25%;
  • Vermelho: ouro puro – 75% + cobre – 25%;
  • Verde: ouro puro – 75% +prata – 15% + cobre – 6% + cádimo – 4%.

É evidente que cada uma dessas tonalidades, combinadas com algumas pedras preciosas ou outros tipos de tendências, criam um efeito único em cada peça. 

Qual o melhor tipo de ouro?

A resposta é que apesar dele ser encontrado em diversos lugares do mundo todo, o ouro é um tipo de metal nobre e valiosíssimo, contudo, possui um alto valor comercial que é cotado diariamente. 

O segundo fato que faz com que ele seja tão desejado, é o fato de ser  o metal mais maleável existente e que não oxida de forma alguma, o que facilita o trabalho de artesãos e joalheiros. Além do ouro se transformar em belíssimas peças, ele em seu próprio estado bruto possui um grandioso brilho. 

O ouro puro, 24k, é extremamente maleável, o que acaba não sendo indicado para a fabricação de jóias, pois com apenas um simples toque, este material pode vir  a entortar e perder sua originalidade. Por isso a necessidade de ser misturado por outro tipos de metais para que fique dura e seu formato não venha amassar. 

No Brasil o ouro mais procurado e usado é o ouro 18K. Quando há indicações de teor do ouro, basta pensar, como mencionamos acima, que o ouro puro é 99,99%. Dessa forma, o 18K é 75% ouro e 25% metais. Também poderá ser chamado de ouro 750 ou seja, 750 partes de ouro em 1000 partes. Este é o melhor tipo de ouro e o mais aceito no mercado e utilizado pelos joalheiros. 

Conclusão

Além de ter entendido tudo sobre o que é um quilate, outro ponto fundamental a se destacar é para quem deseja investir em ouro ou almeja entender mais sobre o ouro e como funciona. Nesses dois casos é importante procurar por empresas que trabalhem de forma séria e segura, como por exemplo a OuroCâmbio, clique para mais informações.