O ouro é um tipo de metal valiosíssimo e bastante utilizado em joias, barras para investimento, acessórios e em diversos outros tipos de utilizações. Ou seja, além desse metal ser valioso, raro e precioso é bastante buscado e usado em diversos tipos de utilidades.

Hoje veremos como ocorre o processo de fundição desse metal em um passo a passo, portanto se você deseja entender como funciona esse processo, convidamos você à prosseguir com esta leitura.

Processo de fundição do ouro

Veja em detalhes como ocorre o processo de fundição desse metal preciosíssimo:

1. Peso

É necessário que antes, façam a pesagem do metal.

2. Fundir

Após a pesagem, ocorre a fundição com 5x mais de cobre do peso total do ouro das joias, por exemplo, e é adicionado borato de sódio chamado de bórax.

3. Recipiente metálico

Após ser fundido, o metal que está em estado líquido deverá ser vertido para um recipiente metálico que seja grande e bastante cheio de água. Assim, ao vazar o metal para a água, forma-se uma espécie de gotas do metal que vai facilitar a corrosão do ácido.

4. Refino de ouro

A corrosão de metais complementares como por exemplo, o cobre e a prata contidos na liga, são o processo essencial de refino do ouro.

Neste processo coloca-se o metal no ácido nítrico 70% com água, primeiro adiciona a água no recipiente e depois adiciona o ácido nítrico, para que ocorra uma reação de corrosão sobre os metais contidos na liga (cobre ou prata).

Assim, o ácido provocaria um fumo intenso, por isso que neste processo é necessário a utilização de máscaras e que ocorra em um espaço mais ventilado. Depois de pararem os fumos, poderá em seguida, voltar a adicionar mais ácido até que não haja mais reação e assim será garantido que todo o cobre e prata sejam totalmente corroídos e que no final, permaneça apenas o ouro refinado.

5. Escorrer

Em seguida, escoa-se todo o ácido para uma tina de plástico, deixando apenas o ouro de maneira a fazer várias lavagens com a água. Na primeira lavagem, junta-se o bicarbonato de sódio para neutralizar o ácido e escorrer completamente.

6. Para finalizar

Para finalizar, deve-se embrulhar a limalha de ouro em uma folha de papel extra-fina para a limalha não poder voar com o vento provocado pela pressão do maçarico. Colocá-se no cadinho e deita-o no álcool polivinílico e borato de sódio e é preciso ter todo um cuidado para não acabar espalhando a limalha quando direcionar o maçarico para que esta não saia para fora do cadinho.

Em seguida, deitado o álcool polivinílico e o borato, para fazer a fundição e posteriormente, vazar para alguma lingoteira. E enfim, retira o lingote de fio, deixa arrefecer e de imediato colocá-se no branqueamento ou decapagem.

E assim ocorre o processo de fundição do ouro.

Onde encontrar

Para quem busca o ouro, seja para joias, barras, investimento, vendas ou simplesmente para compras, é importante saber buscar. Pois, o ouro hoje em dia é um metal de grande investimento, pois é um excelente ativo financeiro, logo é importante buscar uma fonte confiável. E é por isso que indicamos para você, a OuroCambio, uma empresa segura, com experiência no mercado e com vendas e compras rápidas de ouro com avaliadores especializados.

Conclusão

O processo de fundição desse metal valiosíssimo e preciosíssimo, é bem delicado e não tão demorado, mas é algo que precisa de uma atenção redobrada, pois um erro só durante a operação, e toda a moldagem desse metal poderá se reduzir a literalmente nada.

E para quem busca à compra, venda ou investir em ouro, lembre-se de utilizar a OuroCambio como a melhor opção para esse procedimento.