Grandes especialistas, afirmam que já chegou o tempo de pico de produção de ouro, que é justamente quando ocorre o alcance do nível máximo de extração de um recurso mineral possível em um ano. Esse tipo de pico poderá gerar um esgotamento gradual da produção que duraria várias décadas. Totalizou cerca de 3.531 toneladas em 2019 nas minas de ouro, cerca de 1% a menos que em 2018, isso de acordo com a World Gold Council, o conselho mundial do Ouro.

Veja a seguir, para entender mais sobre o processo de extração de ouro!

Ouro no solo

É possível estimar o valor do volume do ouro que permanece no solo de duas formas:

  1. Reservas minerais;
  2. Recursos mineras.

É estimado o estoque de reserva do ouro no subterrâneo, atualmente, cerca de 50 mil toneladas. Isso, de acordo com o serviço Geológico dos Estado Unidos.

Onde se encontra a maior fonte de ouro?

A maior fonte de ouro localizada até os dias de hoje, é a bacia Witwatersrand, na África do Sul, cujo, é responsável por aproximadamente 30% de todo o ouro já extraído da terra no mundo todo.

As outras fontes de ouro importantes também, são a extretamente profunda mina Mponeng, África do Sul; e as minas Super Pit e Newmont Bedding, na Austrália.

Vale lembrar que no Brasil, é possível adquirir ouro, mesmo sendo o país que possui menos quantidade de mineração. Através da OuroCâmbio, você consegue comprar, vender ouro, e é possível realizar investimentos bastante significativos!

Qual é a maior produção?

A china é a maior produtora de ouro do mundo todo, cujo, reúne 11% do total global, segundo dados de 2019 da World Gold Council e da Metals Focus. São 383,3 toneladas. O Brasil está em 10 º lugar com 106,9 toneladas.

Processo de extração

O processo de extração do ouro se dá aos chamado Garimpeiros, e a mineração em grande escala consome bastante recursos, já que emprega diversas máquinas e sistemas muito caros para realizar a extração de vastas áreas na superfície e abaixo dela. Nos dias de hoje, cerca de 60% das operações mundiais envolve minas a céu aberto, enquanto o restante encontra-se somente no subsolo. Veja a seguir os dois principais métodos de extração:

  1. Lavra a céu aberto: Consiste na extração de minérios que estão próximos da superfície. Esse tipo de método explora o minério até o seu esgotamento e suas principais características são: enconstas, cavas, fatias e lavra por dissolução.
  2. Lavra subterrânea: Este método, consiste na extração de minérios que estão longe da superfície, ele explora o minério via sonda e por meio de serviços topográficos. Suas principais variações são: realces com autoportantes, realces com encaixantes e abatimento.

Conclusão

A lavra é o processo de extração de minérios e hoje, aqui, você pôde ver como ocorre esse processo de extração do ouro, onde encontrar ouro de forma segura e rápida para um possível investimento ou compra e venda de ouro e pôde também conhecer e entender onde se encontra a maior fonte de ouro de todo o mundo